Home » AS PRINCIPAIS DICAS PARA TODO PRESIDENTE DE ASSOCIAÇÃO.

AS PRINCIPAIS DICAS PARA TODO PRESIDENTE DE ASSOCIAÇÃO.

Publicado em 14 de junho de 2021

carregando visualizações

Estar à frente de uma Associação, representando os interesses de uma classe, não é uma tarefa nada fácil. Por isso, o Presidente deve estar sempre atento a alguns detalhes que fazem toda diferença para um bom mandato.

Abaixo, elencamos algumas dicas que todo Presidente de Associação deve seguir para se dar bem:

1 – Realize um planejamento

Definir objetivos e realizar um planejamento pode evitar que você fique sem rumo e gaste tempo em assuntos que não sejam importantes para a Associação.

Além disso, associações, vez que são entidades sem fins lucrativos, precisam encontrar maneiras de se manterem através de metas e planos bem definidos para que garantam o fechamento positivo das contas.

Saber em qual patamar deseja-se colocar a Associação, é fundamental para que você consiga, juntos aos demais membros, executar o plano de ações.

2 – Esteja engajado nas atividades do setor

Conhecer o setor em que a Associação está inserida, promover e participar de eventos, e, principalmente, manter um bom relacionamento com pessoas do ramo, fará de você um Presidente visível e admirável.

O marketing pessoal é fundamental para se ocupar um cargo de destaque, pois o nome da entidade está diretamente ligado ao Presidente.

Através disso, uma rede de contatos será gerada e possibilitará que novas pessoas fiquem interessadas em adentrar na Associação, aumentando o seu número de associados e deixando-a mais capacitada e reconhecida.

Antes de continuar, quero saber de quais são suas dúvidas. Fale conosco. Clique no link abaixo.

3 – Vista a camisa do associativismo

Um ponto muito importante que certamente impactará no desenvolvimento do trabalho de um Presidente é o quanto ele está aberto a se dedicar aos interesses da coletividade, ou seja, possuir o espírito associativista.

O associativismo envolve a participação, cooperação, união e solidariedade por objetivos comuns. Deixar o “eu” de lado e pensar nos interesses do grupo como um todo, trará maiores e melhores resultados, fortalecendo a Associação!

É preciso participar ativamente quando se faz parte de uma Associação, promovendo também a união dos associados. Pois esta união é que vai corroborar na criação de soluções de problemas para o ramo em que atuam, fortalecendo pequenos e médios negócios, até mesmo na minimização de custos e na elevação da qualidade dos produtos e serviços.

4 – Conheça bem o Estatuto

Não existe a mínima possibilidade de um Presidente conduzir uma Associação sem conhecer o Estatuto Social que a rege e se atentar aos deveres e obrigações de todos os membros. O Presidente é a pessoa responsável pela prática direta de atos necessários à consecução das finalidades da Associação.

Em outras palavras, ele é a figura responsável por fazer a Associação andar na linha e conseguir conquistar seus objetivos. Para que tudo isso seja realizado da maneira correta, é indispensável a observância do Estatuto Social.

Conhecê-lo e segui-lo é sinônimo de um mandato competente e de sucesso!

Quer saber mais sobre o assunto ou conversar com um especialista? Clique no link abaixo! Temos uma equipe especializada te esperando.

5 – Possua junto a você, uma boa assessoria jurídica!

Assim como é necessário a presença de um advogado para que se constitua uma Associação, o seu papel se torna cada vez mais fundamental nos próximos passos.

Possuir uma boa assessoria jurídica especializa no Terceiro Setor (segmento da sociedade composto por entidades sem fins lucrativos) é fazer com que todo o processo burocrático se torne o mais simplificado possível.

O advogado encarregado por acompanhar as atividades da Associação atuará próximo das diretorias estatutárias e/ou executiva da entidade. Ele ajudará a analisar as atitudes pretendidas antes mesmo de elas serem desenvolvidas, visando mensurar eventuais riscos jurídicos inerentes ou inseridos dentro daquelas vontades.

É também papel do advogado especialista do terceiro setor, zelar pelos caminhos mais seguros possíveis, do ponto de vista jurídico, preservando a integridade e o papel da Associação para que não resulte em prejuízos.

Além disso, principalmente nos procedimentos eleitorais e sempre que houver a necessidade de uma alteração estatutária, atividades comuns em uma Associação, o advogado atuará de forma direta.

⚠️ Possuir uma assessoria jurídica é quase como possuir um órgão interno a quem você pode recorrer para todas as dúvidas e decisões. Por isso é importante que se faça uma boa escolha a fim de trazer soluções e de se evitar erros e indecisões! Fale agora conosco!

👉 Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e fale com nossos especialistas.

Escrito por:

Jean Carlos Borges – Sócio / Coordenador do Departamento Consultivo – OAB/MG 147.402

Deixe um comentário

21 Comentários em “AS PRINCIPAIS DICAS PARA TODO PRESIDENTE DE ASSOCIAÇÃO.”

  1. Felizarda Vieira Neto disse:

    Obrigada

    1. Neuza Rodrigues Pereira disse:

      Sou a presidente do meu bairro ,e estou com um grave problema, antes até de receber a chave 🔑 ouve uma invasão no nosso setor de onde será a construção da sede ,da associação ,o que eu posso fazer diante dessa situação?, aguardo resposta !

  2. Adriana Rezende disse:

    Presidente de ong pode ser presidente? Sem remuneração em omg sem finsucrativos.? Se sim, cono ficam convênios poder público municipal.?

    1. Gislaine Rosa disse:

      Olá, ótima tarde!
      Será um prazer lhe ajudar, faremos contato.

      1. Mário da aparecida Ribeiro de Oliveira disse:

        Qual o primeiro quando ssi assume a presidência de uma associação

        1. Gislaine Rosa disse:

          Olá! Será um prazer lhe ajudar, faremos contato.

  3. Cláudio João disse:

    Obrigado pela informação

  4. Josimary Aparecida Evangelista disse:

    Para montar uma Associação de bairro precisa q o prefeito da cidade de posse a diretoria??

    1. CLEITON MOREIRA DOS SANTOS JUNIOR disse:

      não, a diretoria antecessora que faz a posse do novo presidente.

  5. Josimary Aparecida Evangelista disse:

    Associação de bairro precisa q o prefeito da cidade de posse a diretoria??

  6. Cleidimere Alves Araújo disse:

    Boa tarde, preciso saber de mais informações sobre presidente de bairro, desde já agradeço!

  7. Foi fudado de uma Nova associação de bairro foi eleito para ser o presidente não intendo muito precisa de mais. Informações sobre o andamento

  8. Neivaldo disse:

    Bom dia
    Sou presidente de um assentamento
    E preciso de ajuda em algumas decisões

  9. Neivaldo disse:

    Sou presidente de um assentamento
    E preciso de ajuda em algumas decisões
    Preciso fazer uma desapropriação de casa
    E não sei

  10. Sandra disse:

    Pode o presidente de uma ong, de obras sociais, sem fins lucrativos, despejar “assistido” que não tem como pagar o aluguel, nem tem pra onde ir?

  11. CLEITON MOREIRA DOS SANTOS JUNIOR disse:

    pessoal, sou presidente de uma associação rural de produtores, o maior desafio de um presidente é a manter a união dos associados e ganhar a confiança com inovação e mudanças estratégicas.
    não adianta querer prosseguir na mesmice de sempre e sempre manter a calma e além disso espirito de líder e cabeça erguida.

  12. Maria celia disse:

    Os pagamentos efetuados pela associação de artesãos só podem ser feitos através de cheques, ou pode ser através de transferência bancária?

  13. Boa Noite! Minha dúvida é a seguinte faço parte de uma associação sem fins lucrativos.
    Temos um associaado querendo desligar-se da associação porem este mesmo vem alegando que a
    associação tem que pagar um acerto pelos anos que ficou como associado. Gostaria de saber como porceder diante desse fato, e se essa informação realmente é possivel existir. desde já agradeço e aguardo retorno.

    1. Gislaine Rosa disse:

      Olá, Claudiana. Ótima tarde. Nos chame no Whatsapp! Vamos te ajudar a se livrar desse problema. 🙂

  14. Luiz Sérgio da Silva disse:

    Como calcular os valores de contribuição cobrada doa assossiados de uma assossiacao

    1. Gislaine Rosa disse:

      Olá, Luiz Sérgio. Ótima tarde. Não podemos pegar seu contato pelo blog, mas, nos chame no Whatsapp! Vamos tirar todas as suas dúvidas. 🙂

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *