Publicado em 29 de setembro de 2021
Em questão de inadimplência, é inegável que, todas as empresas, vez ou outra, passam por dificuldades ao tentar cobrar os seus clientes. É difícil, é complicado, ninguém gosta de cobrar o outro. Por mais que você esteja no seu direito, é uma situação chata…
Além disso, cobrança é algo extremamente complicado e delicado. Não apenas pelo ato de cobrar, mas sim pela forma com que a empresa cobra. Por não possuir um departamento interno especializado, geralmente o encarregado pelo setor financeiro da empresa é quem fica responsável por realizar as cobranças. E nem sempre o resultado sai como esperado!
Você com certeza já deve ter conhecido alguém que processou alguma empresa por ser cobrado indevidamente.
E este é o ponto!
👉 Não basta apenas cobrar, tem que saber cobrar.
Por isso, iremos mostrar a você os 3 principais motivos para terceirizar as cobranças da sua empresa!
Confira:
1 – ECONOMIA DE TEMPO E RECURSOS
O processo de cobrança demanda tempo e paciência. Optar pela sua terceirização faz com que a empresa não necessite despender colaborares para funções diversas e faz com que estes mesmos colaboradores possam focar em desempenhar suas funções de maneira produtiva!
Afinal, a empresa especializada em cobrança já conta com uma gama de profissionais capacitados responsáveis exclusivamente por efetuar as cobranças de maneira ágil e eficaz. Dessa forma, o tempo para o recebimento dos valores devidos e o custo que seria para implementar as tecnologias necessárias e realizar o treinamento dos profissionais, diminui drasticamente.
2 – REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA
Como dito anteriormente, um escritório especializado em cobranças já conta uma gama de profissionais capacitados e tecnologias, ou seja, softwares de alta qualidade, capazes de:
Por consequência, o escritório consegue lidar melhor com esses processos e realizar o controle de inadimplência futura. Junto a isso, aplica técnicas alternativas de cobrança, que se fazem além da modalidade tradicional, sendo possível cobrar via e-mail, WhatsApp e outros aplicativos.
Vale ressaltar que toda e qualquer abordagem realizada por estes escritórios deve se pautar nas leis de proteção ao consumidor. Mais uma vez… não basta apenas cobrar, tem que saber cobrar!Jamais deve-se submeter o devedor a constrangimentos. Há um enorme cuidado para fazer com que as negociações não se tornem processos e que o credor se torne um devedor.
3 – RETENÇÃO DE CLIENTES
Complementando o item anterior, a empresa responsável pelas cobranças sabe exatamente quando e como é melhor cobrar. A abordagem contribui expressivamente para que o cliente não seja perdido, pois ele perceberá se foi tratado com respeito e profissionalismo. Como resultado, o desgaste é evitado.
Uma palavra errada, um jeito impróprio de se comunicar e, em casos mais graves, até uma grosseria, pode ter certeza de que esse cliente nunca mais pensará na sua empresa. Com o atendimento terceirizado, os resultados são totalmente diferentes. São profissionais capacitados, com anos de experiência, para atender esses consumidores da maneira correta.
Além disso, após serem sanados os débitos, o cliente percebe que as portas da empresa continuam abertas para futuros negócios.
Agora que você sabe os benefícios da terceirização de cobrança, já pode entrar em contato com a gente e ver quais são as melhores opções que oferecemos para reduzir a inadimplência da sua empresa. Basta acessar o link do nosso contato aqui!!
Escrito por:
Pablo Gomes – Treinee
Jean Carlos Borges – Sócio / Coordenador do Departamento Consultivo. OAB/MG 147.402