Publicado em 08 de outubro de 2020
Confira como esses problemas aparentemente inofensivos causam um buraco no orçamento
Quando efetuamos uma compra pela internet, a espera pelo produto pode se tornar um pesadelo. De acordo com uma pesquisa feita pelo site Reclame Aqui, o atraso nas entregas teve um aumento de 26% até Julho de 2020.
Esse aumento é resultado da quarentena devido a pandemia do covid-19, onde os consumidores migraram suas compras para a internet. Mas, qual a ligação desse problema com a transportadora?
Esses dois problemas tem tudo a ver, estão muito mais ligados do que podemos imaginar. É preciso entender que a partir do momento em que efetuamos a compra, uma série de etapas é estipulada para que esse produto chegue até nós.
E, caso o produto não chegue no prazo estabelecido, a reputação da transportadora entra em jogo e aqueles anos de experiência e trabalho começam a virar problema atrás de problema.
Por isso, o primeiro problema que separamos é o relacionamento com o cliente.
Não é porque sua empresa precisa de carga que vai aceitar a solicitação de contratação de qualquer maneira.
É preciso trabalhar com a venda e negociação, depois passar a cotação do frete, fazer a coleta da mercadoria, fazer a transferência, o agendamento da entrega, a entrega em si e só no fim o faturamento.
Se, nesse processo todo, não houver clareza nas informações, sua empresa poderá passar por uma série de procedimentos extras que renderão prejuízos ao saldo final do fretamento.
Como segundo problema, separamos os problemas com prazos e atendimento ao cliente. É imprescindível que qualquer fretamento cumpra com o prazo estipulado para a entrega.
É claro que existem imprevistos, mas, culpar a falta de planejamento como imprevisto, não concerta as coisas. Esses atrasos geram multas altíssimas e podem chegar até em processos judiciais, causando um estrago no orçamento da empresa.
Além disso, como se não bastasse os atrasos, o mau atendimento também é algo existente na maioria das empresas de transporte. Investir nessa área de comunicação, traz mais rapidez e agilidade na resolução de problemas, bem como no suporte para clientes e empresas de maneira rápida.
O terceiro e último problema que listamos é a falta de gestão financeira.
Vamos pensar: Se juntarmos o problema de relacionamento com o cliente, o atraso da entrega e o atendimento, qual empresa ainda estaria com o financeiro em dia?
São apenas 3 situações listadas, mas que causam grande impacto no financeiro, pois as consequências desses problemas são bem grandes.
Além disso, a falha na gestão financeira acontece também pelos cálculos errados de serviços, como por exemplo a mão de obra, equipamentos, manutenção, impostos e multas, pedágios, direitos trabalhistas, entre outros.
Nenhum empresário está preparado para situações desse tipo se não tiver uma ajuda.
Ter um bom sistema de administração, gestão e controle financeiro garantem um novo caminho para a resolução desses problemas, assim como a assertividade nas tomadas de decisões.
Juntar todos esses problemas e apresentar para os profissionais corretos, como por exemplo uma assessoria jurídica, trará a segurança de que a empresa precisa e começara a enxergar uma luz no fim do túnel.
Mas, vale ressaltar, que antes da contratação desses profissionais é preciso fazer uma pesquisa antes sobre a qualidade desse profissional. Não é difícil de encontrar “falsos” profissionais no mercado, onde só estão esperando uma oportunidade para afundar ainda mais o financeiro da empresa.
Ter um planejamento tributário ou uma assessoria para recuperação financeira de empresa já mostrará de início, resultados que conseguirão ser mensurados, através das métricas a melhoria que a empresa pode apresentar.
Não é papo de vendedor de serviços, e sim, uma afirmação de resultados baseado nos inúmeros casos que trabalhamos em nosso escritório com o mesmo problema.
E, se ainda achar que não é suficiente para ajudar sua empresa a crescer, já atuamos em recuperação financeira de empresa, em cenários que poderiam, sem nossa ajuda, decretar falência facilmente.
Finalizando, sabemos que problemas existem e que se listarmos mais do que esses três, teremos um artigo com centenas e centenas de páginas. Mas, esse cenário pode mudar se você entender que todo problema, sem exceção, existe solução.
Basta apenas encontrar o profissional correto para te auxiliar nesse novo caminho.
⚠️Gostou do nosso texto? Então, deixa sua opinião no comentário!