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4 ERROS PARA NÃO COMETER NA HORA DE FAZER COBRANÇA

Publicado em 18 de abril de 2022

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Aqui no blog você já possuí um vasto material sobre como um processo de cobrança assertivo pode ser um aliado para o seu negócio. Inclusive, você consegue verificar todas as matérias desse assunto clicando aqui.

Como sabemos, realizar uma cobrança extrajudicialmente é um processo que demanda grande delicadeza, pois vai muito além do que só o dinheiro: estamos também falando de relacionamento com o cliente.

 Como já exposto em outra matéria aqui no blog, acreditamos que a terceirização do processo de cobrança é o método que traz mais assertividade nesse momento tão frágil. Com a terceirização, o devedor perde um pouco da associação da divida com a sua empresa, e passa a encarar como uma dívida outra qualquer.

Isso é de extrema importância para reteros clientes, demonstrando para eles que as portas da empresa estarão sempre abertas!

Outro ponto é o profissionalismo com qual as empresas de cobrança tratam os devedores. Dessa forma, evita-se inclusive, processos judiciais e demais dores de cabeça para a empresa.

Maaassss hoje… vamos elencar pra vocês 04 erros que não podem ser cometidos no processo de cobrança.

Por que precisa saber disso?

Simples; se você não terceirizou o processo de cobrança, terá um ótimo parâmetro do que não fazer, e se terceirizou, você poderá avaliar como a empresa de cobrança está efetivamente lidando com seus clientes.

Antes de começar, vamos esclarecer uma coisa: existe sim muito caloteiro por aí, mas não pode a empresa tratar todos como se fossem!

 Muita gente, inclusive durante a pandemia, perdeu a renda, seja emprego ou faturamento da empresa. Por isso, é preciso que a sua equipe de cobrança, terceirizada ou não, esteja muito bem alinhada e orientada em como proceder nessas situações.

Sem mais delongas, vamos lá!

  1. O contato com o cliente

A cobrança não pode de maneira alguma ser a única vez que você conversa com o cliente. Crie na sua empresa, uma filosofia de manter um contato constante, mesmo que em um tempo espaçado, com cada um de seus clientes. Às vezes, mande mensalmente quais dos seus produtos estão em promoção, quais as novidades do seu negócio, qualquer coisa!

Assim, o cliente sente mais proximidade com seu negócio, o que inconscientemente gera uma maior chance de quitar seus débitos, por entender que está lidando com um amigo, não um desconhecido.

  • O Abuso na cobrança

Isso acontece demais! Sabe quando você esqueceu de pagar a conta de telefone e no outro dia já começa a receber 30 ligações? Exato. Você sabe como é chato, e não te dá nenhuma vontade a mais de pagar. Mas não é só isso também.

O Código de Defesa do Consumidor em seu 71º artigo, e acompanhado de muitas jurisprudências (termo jurídico que designa o conjunto das decisões sobre interpretações das leis feitas pelos tribunais), demonstram que abusividade nas cobranças podem gerar grandes danos à sua empresa. Vai de multa, até mesmo detenção, ou no popular, cadeia.

  • Constrangimento

Esse é fácil de resolver. Até por questão da LGPD (que você pode acessar muito material gratuito aqui,) procure sempre manter as informações referentes a dívidas somente ao pessoal necessário. Isso evita com que “a noticia se espalhe” e gere constrangimento no cliente/devedor.

E, a titulo de curiosidade: se você for associado à algum sistema de proteção ao crédito, muito cuidado na hora de negativar o nome do cliente. Ele precisa ser notificado previamente, além de outras minucias.

E por último, mas não menos importante,

  • A equipe

Obviamente, você já percebeu que se não treinar sua equipe, ou terceirizar para uma equipe já formada e preparada, é a fórmula pro desastre. Algumas dicas aqui são:

  1. Manter a flexibilização, afinal, nem todas as dívidas e devedores são iguais. Cada um precisa de estudo especifico de abordagens, prazos, possíveis descontos, etc.
  2. Criação de roteiro; para que sejam tomadas sempre as mesmas precauções antes de iniciar a cobrança. Aqui, você pode estipular etapas de avaliação para que os responsáveis pela cobrança tenham a segurança de conhecer bem o devedor.

No mais, caso ainda reste alguma dúvida ou você e sua empresa necessite de ajuda, podem nos contatar aqui, ou deixar um comentário abaixo!

Escrito por:

Hubert Limborço Filho – Estagiário

Jean Carlos Borges – Sócio / Coordenador do Departamento Consultivo. OAB/MG 147.402

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