Publicado em 14 de junho de 2021
Estar à frente de uma Associação, representando os interesses de uma classe, não é uma tarefa nada fácil. Por isso, o Presidente deve estar sempre atento a alguns detalhes que fazem toda diferença para um bom mandato.
Abaixo, elencamos algumas dicas que todo Presidente de Associação deve seguir para se dar bem:
1 – Realize um planejamento
Definir objetivos e realizar um planejamento pode evitar que você fique sem rumo e gaste tempo em assuntos que não sejam importantes para a Associação.
Além disso, associações, vez que são entidades sem fins lucrativos, precisam encontrar maneiras de se manterem através de metas e planos bem definidos para que garantam o fechamento positivo das contas.
Saber em qual patamar deseja-se colocar a Associação, é fundamental para que você consiga, juntos aos demais membros, executar o plano de ações.
2 – Esteja engajado nas atividades do setor
Conhecer o setor em que a Associação está inserida, promover e participar de eventos, e, principalmente, manter um bom relacionamento com pessoas do ramo, fará de você um Presidente visível e admirável.
O marketing pessoal é fundamental para se ocupar um cargo de destaque, pois o nome da entidade está diretamente ligado ao Presidente.
Através disso, uma rede de contatos será gerada e possibilitará que novas pessoas fiquem interessadas em adentrar na Associação, aumentando o seu número de associados e deixando-a mais capacitada e reconhecida.
Antes de continuar, quero saber de quais são suas dúvidas. Fale conosco. Clique no link abaixo.
3 – Vista a camisa do associativismo
Um ponto muito importante que certamente impactará no desenvolvimento do trabalho de um Presidente é o quanto ele está aberto a se dedicar aos interesses da coletividade, ou seja, possuir o espírito associativista.
O associativismo envolve a participação, cooperação, união e solidariedade por objetivos comuns. Deixar o “eu” de lado e pensar nos interesses do grupo como um todo, trará maiores e melhores resultados, fortalecendo a Associação!
É preciso participar ativamente quando se faz parte de uma Associação, promovendo também a união dos associados. Pois esta união é que vai corroborar na criação de soluções de problemas para o ramo em que atuam, fortalecendo pequenos e médios negócios, até mesmo na minimização de custos e na elevação da qualidade dos produtos e serviços.
4 – Conheça bem o Estatuto
Não existe a mínima possibilidade de um Presidente conduzir uma Associação sem conhecer o Estatuto Social que a rege e se atentar aos deveres e obrigações de todos os membros. O Presidente é a pessoa responsável pela prática direta de atos necessários à consecução das finalidades da Associação.
Em outras palavras, ele é a figura responsável por fazer a Associação andar na linha e conseguir conquistar seus objetivos. Para que tudo isso seja realizado da maneira correta, é indispensável a observância do Estatuto Social.
Conhecê-lo e segui-lo é sinônimo de um mandato competente e de sucesso!
Quer saber mais sobre o assunto ou conversar com um especialista? Clique no link abaixo! Temos uma equipe especializada te esperando.
5 – Possua junto a você, uma boa assessoria jurídica!
Assim como é necessário a presença de um advogado para que se constitua uma Associação, o seu papel se torna cada vez mais fundamental nos próximos passos.
Possuir uma boa assessoria jurídica especializa no Terceiro Setor (segmento da sociedade composto por entidades sem fins lucrativos) é fazer com que todo o processo burocrático se torne o mais simplificado possível.
O advogado encarregado por acompanhar as atividades da Associação atuará próximo das diretorias estatutárias e/ou executiva da entidade. Ele ajudará a analisar as atitudes pretendidas antes mesmo de elas serem desenvolvidas, visando mensurar eventuais riscos jurídicos inerentes ou inseridos dentro daquelas vontades.
É também papel do advogado especialista do terceiro setor, zelar pelos caminhos mais seguros possíveis, do ponto de vista jurídico, preservando a integridade e o papel da Associação para que não resulte em prejuízos.
Além disso, principalmente nos procedimentos eleitorais e sempre que houver a necessidade de uma alteração estatutária, atividades comuns em uma Associação, o advogado atuará de forma direta.
⚠️ Possuir uma assessoria jurídica é quase como possuir um órgão interno a quem você pode recorrer para todas as dúvidas e decisões. Por isso é importante que se faça uma boa escolha a fim de trazer soluções e de se evitar erros e indecisões! Fale agora conosco!
👉 Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e fale com nossos especialistas.
Escrito por:
Jean Carlos Borges – Sócio / Coordenador do Departamento Consultivo – OAB/MG 147.402
Obrigada
Sou a presidente do meu bairro ,e estou com um grave problema, antes até de receber a chave 🔑 ouve uma invasão no nosso setor de onde será a construção da sede ,da associação ,o que eu posso fazer diante dessa situação?, aguardo resposta !
Presidente de ong pode ser presidente? Sem remuneração em omg sem finsucrativos.? Se sim, cono ficam convênios poder público municipal.?
Olá, ótima tarde!
Será um prazer lhe ajudar, faremos contato.
Qual o primeiro quando ssi assume a presidência de uma associação
Olá! Será um prazer lhe ajudar, faremos contato.
Obrigado pela informação
Para montar uma Associação de bairro precisa q o prefeito da cidade de posse a diretoria??
não, a diretoria antecessora que faz a posse do novo presidente.
Associação de bairro precisa q o prefeito da cidade de posse a diretoria??
Boa tarde, preciso saber de mais informações sobre presidente de bairro, desde já agradeço!
Foi fudado de uma Nova associação de bairro foi eleito para ser o presidente não intendo muito precisa de mais. Informações sobre o andamento
Bom dia
Sou presidente de um assentamento
E preciso de ajuda em algumas decisões
Sou presidente de um assentamento
E preciso de ajuda em algumas decisões
Preciso fazer uma desapropriação de casa
E não sei
Pode o presidente de uma ong, de obras sociais, sem fins lucrativos, despejar “assistido” que não tem como pagar o aluguel, nem tem pra onde ir?
pessoal, sou presidente de uma associação rural de produtores, o maior desafio de um presidente é a manter a união dos associados e ganhar a confiança com inovação e mudanças estratégicas.
não adianta querer prosseguir na mesmice de sempre e sempre manter a calma e além disso espirito de líder e cabeça erguida.
Os pagamentos efetuados pela associação de artesãos só podem ser feitos através de cheques, ou pode ser através de transferência bancária?
Boa Noite! Minha dúvida é a seguinte faço parte de uma associação sem fins lucrativos.
Temos um associaado querendo desligar-se da associação porem este mesmo vem alegando que a
associação tem que pagar um acerto pelos anos que ficou como associado. Gostaria de saber como porceder diante desse fato, e se essa informação realmente é possivel existir. desde já agradeço e aguardo retorno.
Olá, Claudiana. Ótima tarde. Nos chame no Whatsapp! Vamos te ajudar a se livrar desse problema. 🙂
Como calcular os valores de contribuição cobrada doa assossiados de uma assossiacao
Olá, Luiz Sérgio. Ótima tarde. Não podemos pegar seu contato pelo blog, mas, nos chame no Whatsapp! Vamos tirar todas as suas dúvidas. 🙂