Publicado em 17 de maio de 2023
Segundo a Lei nº 10.406/2002, não há um número mínimo para formar uma associação, a partir de duas pessoas já pode-se considerar uma instituição deste setor.
Entretanto, na prática, um número mínimo ideal de pessoas para formar uma associação seria de 10 integrantes.
Isso, porque o Novo Código Civil exige que sejam formados o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal
Nossos especialistas aconselham que quem tem interesse em abrir uma associação faça uma reserva entre R$ 2.000,00 a R$ 5.000,00.
Porém, não existe um valor padrão, essa é apenas uma estimativa levando em consideração que haverá gastos para a formalização da entidade.
Isto é, para abrir uma associação você terá gastos com cartório, com assessoria jurídica (advogado) e contábil (contador).
Portanto, ao considerar a abertura de uma associação, conte conosco para fazer um planejamento financeiro adequado prevendo estes gastos e também uma reserva de dinheiro para outras taxas ou serviços que podem aparecer durante o processo.
A diferença entre associação e cooperativa está no objetivo final de cada uma.
Enquanto a associação não tem fins lucrativos e busca o desenvolvimento social, cultural, educacional e filantropia, a cooperativa visa o desenvolvimento econômico.
Isso significa, portanto, que uma cooperativa desenvolve atividades que auxiliam o negócio de seus associados a se destacar no mercado.
Escrito por:
Samuel Vichi – Advogado – OAB/SP 432.865