Publicado em 14 de agosto de 2023
Se o seu imóvel foi leiloado devido a uma dívida com o banco, você chegou a conferir se existe alguma diferença de valor a seu favor? Se você nem sabia que isso era uma possibilidade, acompanhe esse texto que com certeza vai te ajudar.
Primeiro, vamos te explicar o motivo de poder existir alguma diferença para ser paga a você.
Quando um imóvel é penhorado, ou quando a instituição financeira leva o imóvel dado em garantia à leilão por conta de uma dívida, tem todo um procedimento em que se define o valor de avaliação do imóvel, e com base nesse valor de mercado, são estabelecidos os valores dos lances.
Inclusive, existem regras que limitam o preço mínimo para venda do imóvel no leilão, com o objetivo de pagamento da dívida, mas existem situações em que o imóvel é arrematado em quantia maior do que a da dívida. E quando isso acontece, é justamente o momento em que a diferença deve ser devolvida a você.
Talvez você já esteja se perguntando, “Mas como vou saber disso?”
É aí que entra nosso trabalho. Primeiro, sabemos o quão difícil é obter informações com as agências bancárias, já que na maioria das vezes só tratam bem o cliente quando é pra ele contratar algo.
Mas o ponto mais importante é justamente que em nosso método de trabalho utilizamos de determinadas ferramentas que conseguimos encurtar o caminho para obter as informações que precisamos.
Quando então fazemos esse contato com o banco responsável pelo leilão, conseguimos informações detalhadas sobre o valor arrecadado com a venda do imóvel, e também qual o saldo da dívida.
E detalhe, que quando fazemos essa análise, pode ser que se encontrarmos alguma falha do banco no procedimento do leilão, talvez seja até possível anular tudo o que aconteceu, oportunizando você a retomar seu imóvel.
De todo jeito, ainda que não seja o caso de anular o procedimento do leilão, após obtermos as informações detalhadas sobre o leilão e a dívida, conseguimos então identificar se existe ali algum valor a ser devolvido a você, após o abatimento da dívida.
Importante lembrar ainda que tudo isso é realizado num primeiro momento sem precisar de um processo judicial, até para que seja mais rápida a resolução; É necessário inclusive que essa primeira fase seja conduzida por profissionais especialistas como nosso escritório, já que, se o banco continuar resistente em devolver a diferença que seja sua de direito, já teremos preparado todo o caminho para então partir para o processo judicial.
Seguindo essas providências e contando com nosso apoio, você estará tomando as medidas necessárias para apurar e receber de volta a diferença de valores que tenha a seu favor após o leilão do imóvel. Não deixe de buscar seus direitos e contar com a assessoria jurídica adequada para garantir uma resolução justa e favorável. Entre em contato conosco para agendar uma consulta com nossa equipe de advogados especializados em direito bancário. Estamos prontos para auxiliá-lo em todo o processo e buscar a recuperação do que é seu por direito.
Escrito por:
João Marcos Trindade Costa – Advogado – OAB/MG