Publicado em 27 de novembro de 2020
Saiba como grandes empresas, como a JSL, continuam faturando mesmo na crise.
Todo ano, centenas de novas empresas são abertas no Brasil. E, acredite, menos da metade desses novos empresários estão prontos para enfrentar o mercado. É onde se inicia o processo de perda de dinheiro e como consequência, vem a falência.
É preciso ser racional, pé no chão. Tenha olhos abertos para as mudanças e esteja preparado para a instabilidade econômica do país.
Você deve estar pensando: “ Tá, então não posso ser otimista? ”
Na verdade, pode sim! Mas, seja o ‘otimista realista’ e não o ‘otimista sonhador’.
E qual a diferença?
O otimista realista sabe as dificuldades que pode enfrentar, suas limitações na gestão de uma empresa e corre atrás para resolver esses impasses. Ele procura ajuda, contrata profissionais para ser seu apoio e está em constante aprendizado. Para ele, é preciso resolver seus problemas para que seu negócio decole!
Já o otimista sonhador, não preciso dizer muito, né? Ele pode até saber das dificuldades que pode enfrentar e nas suas limitações, mas, a diferença é que as coisas “irão se resolver da mesma maneira que começaram” ou “o tempo pode resolver”. Ele tem a certeza de que o futuro dele estará melhor que o presente, é só ter paciência. Na verdade, ele espera encontrar o pó de pirlimpimpim ou a lâmpada do gênio.
👉 Leia nossa matéria que saiu na Forbes sobre “O otimismo pode levar sua empresa a falência” clicando aqui!
Bom, e o que a JSL tem a ver com isso?
Tudo!
Meu amigo, se tornar a maior transportadora do Brasil não foi do dia para a noite. A empresa investe há anos em melhorias, aperfeiçoamento e também em profissionais qualificados. Seja dentro da empresa ou terceirizados, eles dão preferência a qualidade.
Não entendeu? Eu te explico.
Vamos usar, como exemplo, minha área, que é o jurídico. A JSL possui uma assessoria jurídica forte e presente, onde confia toda a responsabilidade desse segmento aos profissionais. Nós, especialistas em advocacia empresarial atuamos em diversas soluções, seja na parte tributária, trabalhista, patrimonial, ou qualquer outra que se encaixe no direito.
Agora, imagine enfrentar esse tempo de crise em que estamos sem nenhuma assessoria.
Você se encaixa nesse perfil?
Bom, a assessoria jurídica se torna necessária em vários aspectos dentro de uma empresa. Você pode até argumentar que não precisa de uma, mas, me responde uma coisa:
Você consegue recuperar seus créditos? Ou fazer uma renegociação de sucesso das suas dívidas? E reestruturar sua empresa? Ou melhor, como estão suas estratégias para recuperação judicial? E os contratos trabalhistas?
Você viu? Não foi preciso muitos tópicos para entender o quão difícil é lidar com o gerenciamento de uma empresa sem ajuda.
Empresas de sucesso não encaram a assessoria jurídica como mais um custo, e sim, como um investimento e proteção do seu patrimônio.
“Marcus, me explique melhor como funciona essa assessoria?”
Para começar…
1 – O QUE É UMA ASSESSORIA JURÍDICA?
Assessoria jurídica é uma modalidade de atividade jurídica (art. 1º, II, da lei nº 8.906/94), voltada ao empresário, sendo sugestivamente voltada na prevenção dos riscos e percepção de benefícios legais.
A principal função de uma assessoria jurídica é desenvolver ferramentas e auxiliar a empresa na execução de suas tarefas diárias, tendo a responsabilidade por toda a parte legal da empresa, direcionando o gestor a manter o foco no que realmente precisa.
Esse serviço, atua em várias áreas e em vários campos do direito, como o Direito Empresarial, Direito Trabalhista, Direito Tributário, Direito Contratual, Direito Sucessório, e, em alguns casos, se especializa em áreas diferentes, como Contabilidade, Administração e Marketing.
2 – UM HOMEM PREVENIDO VALE POR DOIS
Vou te dar uma dica: Um erro comum entre os empresários é fazer a contratação de um advogado quando a bomba já explodiu ou para situações pontuais. Esse tipo de contratação se torna algo muito mais caro, do que se ele tivesse feito uma contratação anterior aos problemas.
Seja em qualquer segmento, resolver um problema sempre será mais caro do que o prevenir. Na assessoria jurídica não é diferente. O custo da assessoria preventiva é menos impactante do que os gastos para soluções rápidas.
Mas, como contratar um profissional de qualidade?
Peça referencias, marque reuniões, vá conhecer a equipe até que sinta confiança naquele profissional. A partir daí o seu negócio vira o negócio dele, e ambos irão caminhar juntos para levar a empresa ao objetivo tão esperado: o sucesso!
Não podemos esquecer o contador. Um profissional de extrema necessidade dentro de uma empresa e que, muitas vezes, se tornam “advogados” de seus clientes, levando toda a culpa pelo cenário caótico em que a empresa se encontra.
3 – RESPEITO E POSICIONAMENTO
Uma empresa que possui um departamento jurídico externo ou uma assessoria jurídica, transmite a imagem de zelo e seriedade nos negócios. Gera para os concorrentes, fornecedores, parceiros e até consumidores um posicionamento importante da empresa.
Na situação abaixo, qual você levaria mais a sério?
A) A secretaria da empresa entrando em contato para falar sobre problemas financeiros, cobranças e até possíveis ações judiciais
B) O advogado da empresa apresentar de forma descritiva todos os problemas, as possíveis soluções, as consequências, etc.
Que fique bem claro: NÃO estou desmerecendo o trabalho de ninguém. Estou apenas comparando situações muito comuns do dia a dia de uma empresa que só a leva ainda mais para o buraco.
O respeito impõe a figura do empresário como alguém forte e seguro. Ter o advogado ao seu lado, impede que “golpistas” tentem tirar vantagem através de contratos ruins ou até mesmo com fornecedores e demonstra que a empresa tem amparo jurídico em tempo integral.
4 – LUCRAR COM SEGURANÇA
Ter uma assessoria jurídica é ter segurança.
É saber que está seguro ao assinar um contrato, ao fazer uma admissão/demissão, ao realizar pagamentos, renegociações, e por aí vai.
Automaticamente, a lucratividade da empresa começa a crescer quando todas essas situações citadas acima estiverem ajustadas. Não será mais necessário contratar um advogado nas pressas, de última hora para resolver algum problema inesperado. Você tem sua assessoria, full service, que estará em prontidão para qualquer situação.
Enfim, ser amparado por uma assessoria jurídica se torna algo essencial dentro de uma empresa. E acredite, não é um custo desnecessário, e sim, um investimento para cuidar do seu patrimônio.
Ainda tem dúvidas?
Pois então, convido você a vir bater um papo comigo e esclarecer todas as suas dúvidas!
⚠️ Para ler mais artigos, acesse nosso blog!