Publicado em 08 de julho de 2022
Como dito pelos nossos sócios em matéria na Forbes, O OTIMISMO PODE LEVAR EMPRESAS À FALÊNCIA.
É com esse alerta que começo a escrever este artigo, e a razão é bem simples: empreender no Brasil, um país sempre rodeado de dificuldades para os empresários, é um desafio e tanto.
Seja pela burocracia, seja por fatores econômicos, todos as empresas estão sujeitas à falência, mas o mais importante é possuir meios de proteger seu patrimônio.
Não é muito difícil encontrar empresas com sérios problemas administrativos e contábeis.
Os gastos da empresa se misturam com os gastos pessoais, sem saber que uma conduta aparentemente inofensiva pode se transformar em um verdadeiro barril de pólvora.
Além de gerar problemas de caixa, os riscos judiciais são elevadíssimos e não podem passar despercebidos.
Antes de continuarmos falando sobre como se proteger em caso de falência, clique no link abaixo e fale com nossos especialistas. Nosso time está preparado para tirar qualquer dúvida sua.
👉 A não separação dos patrimônios pessoais e empresariais caracteriza a chamada confusão patrimonial.
Ela traz consigo um problema ainda maior do que um simples problema de caixa: a responsabilização do sócio pelas dívidas da empresa, mediante a desconsideração de sua personalidade jurídica e, consequentemente, atingindo o patrimônio do sócio.
Agora imagine a seguinte situação fictícia:
João costumeiramente utiliza da conta corrente da sua empresa para o pagamento de suas contas pessoais, como água, energia elétrica e por aí vai.
Para piorar a nossa história, João era empreendedor de um setor que sofreu muito com os efeitos econômicos, como o de eventos ou até mesmo no setor alimentício.
E, com o agravamento da crise epidêmica e econômica, não restou ao João outra alternativa senão a decretação de falência.
Ainda em nossa situação, durante o exame de todos os documentos contábeis, aquela inofensiva conduta de pagar suas contas pessoais com o dinheiro da empresa, fez com que João fosse responsabilizado com seu patrimônio pessoal pelas dívidas da sociedade.
Anos de trabalho suado para a aquisição de seu patrimônio simplesmente foram para o ralo, deixando João numa situação extremamente delicada.
Complicado né?
Mas existe uma solução.
Então, aqui vamos te explicar melhor sobre o planejamento patrimonial e como a adoção dessa técnica pode te ajudar a proteger seus bens em caso de uma falência.
Ah, antes disso:
👉 você sabia que 70% das empresas familiares no Brasil vão à falência por falta de um bom planejamento patrimonial? Falamos um pouco disso sobre aqui. E se você ainda tem dúvidas, clique no link abaixo e fale com nosso time de especialistas.
Bom, em primeiro lugar é importante conceituar o planejamento patrimonial e como ele pode ser benéfico para sua empresa e para sua vida pessoal.
Vamos lá: o planejamento patrimonial é a aplicação de estratégias jurídicas para preservar o patrimônio, familiar ou empresarial, após um minucioso estudo alinhado com as vontades e anseios de nosso cliente.
Por meio do planejamento, os profissionais irão buscar os caminhos para melhor atender as necessidades do indivíduo.
A Holding, uma das mais diversas e variadas estratégias para a realização de um planejamento patrimonial, cria uma empresa para tornar mais simples a gestão de todo os bens, protegendo-os de eventuais barris de pólvora, como uma falência por exemplo.
Assim, realizando um planejamento patrimonial robusto e seguro, tudo ficará separado.
O patrimônio empresarial responderá pelas dívidas empresariais e, consequentemente, o patrimônio pessoal, pelas dívidas pessoais.
Sem nenhuma confusão patrimonial, o que lhe garantirá maior segurança, tanto para seu negócio quanto para sua vida pessoal (diferente do que aconteceu com o coitado do João).
Nada mais justo do que proteger seu tão suado patrimônio, construído ao longo de vários anos de trabalho, não é?
👉 E aqui vai uma dica: quanto antes, maiores as chances de sucesso, além de menos trabalhosa a instituição do planejamento patrimonial.
Procure por profissionais qualificados e com vasta experiência em proteção patrimonial, que saberão lhe orientar da melhor maneira.
⚠️ Nós, da Limborço & Gomes Advogados, já realizamos mais de 300 planejamentos patrimoniais, tributários e sucessórios, e nos colocamos à sua disposição.
Estamos mais do que preparados para auxiliar no que for necessário. 💎
Escrito por:
Lucas de Araujo Casotti – Advogado OAB/SP 454.276