Publicado em 20 de novembro de 2020
Separamos 3 “ingredientes” importantes para você começar a utilizar na sua empresa
Bom, todos nós sabemos que a JSL se tornou a maior empresa de transporte do país. São anos de atuação no mercado, sempre apostando na inovação, no investimento e na capacitação dos profissionais.
Mas, como fazer uma gestão empresarial de sucesso? Principalmente num cenário de crise?
A resposta é: Planejamento, Estruturação e Gestão.
Para alcançar o sucesso não existe mágica.
Para aplicar essa nova receita na sua empresa, você precisa avaliar como está todo o planejamento dela. Seja no setor administrativo, financeiro ou até mesmo no operacional, é preciso colocar as cartas na mesa e analisar cada informação, de forma minuciosa.
Só assim, é possível desenvolver novos planejamentos voltados para o futuro, onde alcançará o início do sucesso.
Um exemplo de como iniciar essa análise das informações, é olhar para as receitas dos seus clientes. Esse ponto é extremamente importante, pois um fluxo de caixa ruim e bagunçado pode levar uma empresa a falência.
Confira algumas perguntas que pode te ajudar:
É preciso encarar esses dados e números sem medo. Se estiver bom, o que pode ser feito para melhorar? Se estiver ruim, está na hora de mudar!
Depois de planejar um novo cenário para a sua empresa, o próximo passo é entender como está definida sua estruturação.
Não entendeu? Te explico melhor.
Uma das coisas que a JSL cuida muito bem é sua estruturação. Isso engloba sua estrutura física, a divisão dos funcionários, os setores e suas delegações, entre outros.
Mas, ultimamente, temos percebido diversas campanhas dentro da empresa voltada para os colaboradores e parceiros.
Para o CEO da JSL, Fernando Antônio Simões:
Podemos utilizar o exemplo que ele citou, a parte tributária da empresa, onde se concentra o maior número de “perdas” de dinheiro ocasionando uma série de contratempos financeiros. Para ele, trabalhar com pessoas que são de sua confiança faz diferença, principalmente em relação aos seus advogados.
Ter uma equipe jurídica dentro de uma empresa, não é uma extravagancia ou algo para “inflar os egos”, e sim, para conduzir problemas nessa área que somente bons profissionais sabem como resolver de forma positiva.
Se você, empresário, ainda não acredita que uma equipe jurídica pode fazer tanta diferença assim no cenário em que sua empresa se encontra hoje, eu trago um exemplo de “casa”:
Depois de muito estudo, através de um planejamento tributário, conseguimos a redução tributária de 20% de uma empresa usando diversas estratégias, como por exemplo a CRPB (desoneração). Isso no segmento de transporte.
E não é papo de pescador não.
Pois, em uma outra empresa “de casa”, no ramo de material de construção, foi possível uma economia tributária de aproximadamente duzentos mil reais, só no 1º semestre de 2020.
Volto a reforçar, isso não é mágica. Isso é trabalho de uma equipe competente junto com a gestão de um empresário que zela pelo seu empreendimento.
Tendo seu planejamento definido e sua estruturação organizada, é sua hora de entrar em ação. Chega de pensar que “as coisas se resolverão sozinhas” ou que “do jeito que começou, vai terminar” ou – a clássica de todas – “ sou otimista, vamos sair dessa”.
Você sabia que o Otimismo pode levar sua empresa à falência?
👉 Temos até uma matéria publicada na Forbes com esse título. Para ler, clique aqui.
Seja persistente, corajoso! Comece o ano com novos pensamentos e novas atitudes. Planeje sua vida, estruture seus pensamentos e siga em frente.
⚠️ Para terminar, você precisa escolher: quer ser o que faz ou o que assiste?