Publicado em 04 de novembro de 2021
Imagine um mundo em que os devedores se entendem com os credores (pessoas que têm o direito de receber) e não é necessário acionar a Justiça para cobrar a pessoa que está te devendo.
Imaginou?
Pois é, esse mundo existe! É o fantástico mundo das “Cobranças Extrajudiciais”.
Não sabe o que é? Vamos lá…
A cobrança extrajudicial, também conhecida como cobrança amigável, recebe esse nome pois possibilita que o devedor possa negociar o valor, a data e a forma de pagamento com o credor, sem a participação do Judiciário.
Mas, um detalhe importante. Não é só porque as cobranças não passam pelo âmbito jurídico, que deve ser feita de qualquer forma, pelo contrário.
O Código de Defesa do Consumidor está aí para isso, e, portanto, há diversas regulamentações para que a cobrança seja feita da maneira certa, sem expor o consumidor inadimplente ao ridículo, nem o submeter a qualquer tipo de constrangimento e ameaça.
Tais situações infelizmente ocorrem com frequência pela falta de experiência em negociações que os colaboradores das empresas que ficam responsáveis em realizar as cobranças possuem.
Ou, quando não chega a este ponto, a satisfação do recebimento do valor devido também não é atingida, gerando mais dores de cabeça à empresa.
Diante de tantas variáveis e sem a experiência necessária em cobranças e negociações, fica complicado! As variadas empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, cada vez mais tem optado por contar com a assessoria de escritórios especializados nestes quesitos.
👉 E como funciona?
As dívidas das empresas credoras são encaminhadas ao escritório, para que sejam feitas as negociações com o devedor visando a quitação do débito. É simples, fácil e ainda tira um peso enorme da engrenagem da empresa.
Todo esse processo de terceirização das cobranças envolve 3 principais benefícios para um negócio:
Diante desses benefícios, é difícil que você ainda queira ter a preocupação de ligar ou mandar mensagens de cobranças para os seus clientes.
⚠️ Se você é desses que sofre com a inadimplência, entre em contato conosco para saber mais sobre como transformar suas dores de cabeça em resultados!
Escrito por:
Pablo Gomes – Trainee
Jean Carlos Borges (OAB/MG 147.402) – Sócio / Coordenador do Departamento Consultivo