Publicado em 25 de agosto de 2021
Muitas empresas por não conhecerem a legislação sofrem com um número grande de processos trabalhistas após a demissão do empregado, que exige indenizações. Para isso não aconteça, é preciso que a empresa invista em um planejamento trabalhista.
Por meio dele, é possível não só reduzir as ações judiciais, mas também gerenciar custos e riscos, definir o melhor contrato de trabalho para o seu colaborador e ainda utiliza-lo como estratégia de motivação.
O que é um Planejamento Trabalhista?
O planejamento trabalhista é uma ferramenta que visa orientar, organizar, contratar e alinhar as políticas de uma empresa conforme a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, incluindo diversas ações, tais como: planejamento, recrutamento e seleção, treinamentos, oportunidades de carreira e desligamentos.
Porque é importante fazer um Planejamento Trabalhista?
O número de ações trabalhistas por parte de empregados é consideravelmente alto, e muitas dessas ações podem levar a empresa à falência. Por isso, a segurança das partes e o cumprimento da legislação devem ser os grandes agentes para que a empresa realize o planejamento e opere de forma segura, trazendo benefícios para a empresa, independente do porte.
Vantagens do Planejamento Trabalhista para a empresa
Através do Planejamento Trabalhista, o empregador vai entender a sua estrutura e saber a situação em que se encontra as suas obrigações.
O Planejamento Trabalhista vai permitir que o empregador:
Sem contar que, com a segurança que essa medida passa ao seu empregado, o que fará com que ele trabalhe de forma mais produtiva.
Como fazer o Planejamento Trabalhista?
Primeiramente, é necessário que a empresa tenha real conhecimento da sua situação jurídica para aí tomar outras providências, contando com uma assessoria jurídica se for o caso.
Você pode começar levantando o número de empregados e a situação de cada um deles de acordo com a CLT, verificando as irregularidades no exercício da função do empregado, possíveis riscos, e falhas na documentação. Por isso é importante ter um conhecimento profundo sobre a CLT.
⚠️ Conte conosco! Será um prazer ajudar a manter sua empresa em dia!
Escrito por:
Bruna Paulino de Souza – Advogada – OAB/MG 204.224
Jean Carlos Borges – Sócio / Coordenador do Departamento Consultivo – OAB/MG 147.402