Publicado em 27 de setembro de 2021
Muitas empresas sofrem com a inadimplência de seus compradores, principalmente se a empresa está em um processo de crescimento. Nessas situações, uma boa estratégia é terceirizar a cobrança.
Atualmente, existem estratégias para a gestão de cobranças, proporcionando maior assertividade na exigência de pagamento dos devedores.
Um escritório que possuí esse serviço de cobrança é uma organização especializada em maximizar os recebimentos de seus contratantes através da cobrança de débitos adquiridos pelos compradores da empresa. Lembrando que a atuação desse escritório depende da necessidade da empresa.
👉 O escritório pode atuar no começo da cobrança, no fim, ou em todo o processo.
As vantagens de se terceirizar são várias; a alta demanda operacional e pessoal, técnicas judiciais e extrajudiciais de cobrança, além de afastar de si o ato de cobrar, na intenção de preservar uma boa relação com o cliente.
Afinal, ninguém gosta de conversar ou comprar com quem o cobra diretamente.
Além disso, com a assessoria de um escritório especializado, há também a possibilidade formular contratos mais juridicamente atrativos para a empresa, facilitando a posterior cobrança judicial, se for necessário.
Existem alguns meios de cobrança, como a cobrança consultiva, que atua imediatamente após o inadimplemento, contatando o devedor para entender o motivo da inadimplência. As vezes negociar um débito é melhor do que ficar sem receber.
Outra modalidade é a cobrança extrajudicial, aqui o objetivo é evitar o desgaste de ingressar com ações jurídicas. Uma confissão de dívida, ou instrumentos semelhantes são uma ótima alternativa.
Já na cobrança judicial, ingressamos com ações para executar a dívida da maneira mais rápida possível. Utilizar de meios inteligentes para localizar bens e dinheiro do devedor, ficando a empresa figurando como autora da ação de cobrança.
Aqui, cabe ressaltar que um contrato bem feito é uma ótima arma, podendo inclusive, dependendo da situação, ser utilizado como método de execução (processo mais rápido, pelo qual o juiz já intima o devedor a pagar a dívida).
A pandemia do COVID-19 fez com que disparassem o número de inadimplentes no Brasil. Entretanto, você pode sempre contar com nossa assessoria especializada para cruzar essa difícil situação de inadimplência, seja de devedores pessoas físicas, ou pessoas jurídicas.
Estamos à disposição, e contamos com uma equipe que pode realizar a cobrança para você, além de profissionais competentes para a formulação de contratos que protejam a sua empresa.
⚠️ Tem alguma dúvida? Está passando por alguma situação desse tipo? Não deixe de encontrar em contato conosco.
Escrito por:
Hubert Limborço Filho – Estagiário
Jean Carlos Borges – Sócio / Coordenador do Departamento Consultivo. OAB/MG 147.402