Home » NEGOCIAÇÕES EXTRAJUDICIAIS: RECEBER A DÍVIDA ANTECIPADAMENTE?

NEGOCIAÇÕES EXTRAJUDICIAIS: RECEBER A DÍVIDA ANTECIPADAMENTE?

Publicado em 03 de dezembro de 2021

carregando visualizações

Como já mencionamos aqui, resolver as dívidas pendentes de maneira amigável e extrajudicial é uma ótima opção para ambas as partes; não envolve os custos de advogados e despesas judiciais, nem demora todo o tempo de um processo de execução.

No âmbito das negociações, um advogado bem instruído e treinado, consegue por meio de técnicas especificas, envolver a parte contraria com um conjunto de oportunidades de quitação, seja ela devedora ou credora.

No senso comum, é corriqueiro que as pessoas entendam o pagamento da dívida tão somente com a satisfação da obrigação original. Se você deve dinheiro, pague dinheiro; se deve um carro, transfira os documentos do carro para o novo proprietário; mas esse tipo de negociação não é sequer inteligente.

Como dito, um advogado experiente pode auxiliar você a receber ou quitar a dívida de maneiras distintas da obrigação original. É muito mais interessante, por exemplo, você receber parte em dinheiro, e parte em algum veículo, que seja fácil conseguir comprador. Com a alta no valor dos usados, ainda há a possibilidade de você sair no lucro com a venda do automóvel.

E isso é muito recorrente.

Inclusive, acontece também no âmbito judiciário: quando não é possível penhorar valores na conta bancaria do devedor, o advogado pode solicitar a penhora de centenas outras oportunidades, que encontrar.

⚠️ O mais importante desse tipo de negociação, é a velocidade.

Não somente receber, mas receber da maneira mais rápida e que satisfaça melhor a obrigação. Do que adianta querer receber um valor à vista, sendo que o devedor não conseguiria cumprir? O que adianta assinar um acordo ou confissão de dívida, com altas taxas de multa por inadimplência, se a parte contraria não conseguirá arcar?

Inteligência e esperteza são as chaves: pode ocorrer de o devedor não ter dinheiro para lhe pagar, mas tem uma cota em algum clube da sua cidade que lhe interessa.

O mesmo acontece com qualquer tipo de vantagem que possa lhe satisfazer. Se a parte que lhe deve é dono de uma academia, e você gosta de musculação, por que não pegar mensalidades gratuitas como parte do pagamento? Ou se for um nutricionista, ou se for um gestor, um analista de dados, agente de viagens… as possibilidades são infinitas.

Conte conosco para negociação das suas dívidas: tanto as para receber, quanto as que você deve quitar.

👉 A expertise ajustada com a boa fé e uma negociação afiada, pode agilizar e muito o recebimento/quitação da dívida.

Escrito por:

Hubert Limborço Filho – Estagiário

Jean Carlos Borges – Sócio / Coordenador do Departamento Consultivo. OAB/MG 147.402

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *