Publicado em 08 de fevereiro de 2023
Você já ouvir falar ou sabe o que é o associativismo?
O Associativismo é um instrumento muito importante para que uma comunidade saia do anonimato e passe a ter maior expressão e representatividade social, política, ambiental e econômica.
É por meio do associativismo que uma comunidade se fortalece e aumentam suas chances de alcançar os objetivos comuns.
Este importante instrumento é fruto da luta pela sobrevivência e pela melhoria das condições de vida de comunidades.
Assim, algumas atitudes são fundamentais para assegurar melhores resultados na realização dos objetivos em comum, como:
– A participação;
– A solidariedade;
– A União
– A cooperação em torno de objetivos comuns.
Na teoria, para que uma associação funcione o mais perto possível de um modelo ideal, ela deve apresentar os 7 princípios do associativismo.
Tem dúvidas? Basta clicar no link abaixo e falar com nossos especialistas 👇🏻
Continuando…
São eles:
Que todos os associados sejam incorporados ao quadro de membros por vontade própria e que estas permaneçam abertas a todos que quiserem e puderem cooperar e assumir suas responsabilidades, sem discriminação de sexo, gênero, social, racial, político e religiosa;
Que toda associação tenha o direito de fazer parcerias com o governo ou entidades privadas, mas que mantenha sempre sua autonomia e independência, de modo que os associados tenham o controle, conforme diretrizes democráticas.
Que a gestão tenha princípios democráticos;
Que seja sempre uma organização de fomento à educação e capacitação dos seus membros associados;
Que as associações interajam entre si em âmbitos locais, regionais, nacionais e internacionais;
Que essas organizações busquem o desenvolvimento sustentável para as comunidades, cidades, estados, regiões e países através das políticas aprovadas pelos membros da associação.
Que todos os membros de uma associação contribuam para a sua sustentabilidade, como por exemplo através do pagamento de mensalidades;
Seguindo esses princípios, é possível fundar associações com os mais variados objetivos, como falarei logo adiante.
O associativismo formal, é realizado através da constituição de uma Pessoa Jurídica devidamente registrada em cartório e com legislação própria.
Por isso, é muito importante contar com nossa assessoria, pois somos extremamente capacitados para auxiliar na formalização do associativismo. Não se preocupe, estou aqui para simplificar as coisas e guiar seu caminho nesta nobre missão!
Associação é a pessoa jurídica do associativismo formal, e deve ser devidamente registrada em cartório e constituída livremente pela união de pessoas.
Essa união acontece para melhoria das condições de vida do grupo e da comunidade.
Assim, através deste espírito de associativismo, a participação, a solidariedade, a cooperação em torno de objetivos comuns, têm sido fundamentais para assegurar melhores condições de vida das comunidades.
Essa prática, mais do que uma forma de organização, é uma construção e uma conquista social.
Escrito por:
Samuel Vichi – Advogado OAB/SP 432.865