Publicado em 29 de setembro de 2022
Imagina só, você ter de pagar uma dívida eterna de consignado? Injusto, não é? Mas muitas pessoas estão passando por isso e a maioria nem sabe. Você já contratou algum empréstimo consignado? Já percebeu algum desconto que você desconhece na sua conta? Ou então aparece ali no seu extrato um cartão de crédito ou um tal de RMC que não chegou ou não pediu? Talvez um cartão que chegou, porém mesmo sem usar ele desconta um valor todo mês, já por muito tempo?
Quando as suas contas não estão batendo, facilmente o seu banco te oferece o empréstimo para ser descontado no seu contracheque. Tudo parece muito fácil, prático, te apresentam um valor de prestações que “não vão te apertar”, porém, muitas das vezes o que realmente acontece É QUE TE ENGANAM, e sem você perceber, acaba contratando um cartão de crédito consignado.
Falando assim pode até parecer inocente, mas na prática, te fizeram assumir uma dívida infinita! E veja que que muita gente já caiu nessa! Clique aqui para ler a matéria completa no G1
Mas calma que vamos te explicar e te ajudar a entender melhor se isso aconteceu com você.
Existe uma Lei que autoriza utilizar de 30% a 40% da sua remuneração para contratação de empréstimos, por exemplo, e, além disso, outros 5% para o chamado “cartão de crédito consignado”, também conhecido como Reserva de Margem Consignável (RMC).A sacada maligna do banco é que ao invés de ele te cobrar aquele valor que te emprestou, como um empréstimo tradicional, que tem um determinado percentual de juros, na verdade acontece o “saque do limite do cartão de crédito”, com uma taxa de juros bem, bem, bem, beeeeem superior que aquela se você fosse pagar o empréstimo comum.
Em termos práticos, ao invés de você pagar a parcela do empréstimo, na verdade você estará pagando apenas os juros e encargos por ter utilizado o cartão de crédito consignado. Por conta disso a dívida se torna infinita, já que todo mês ela se renova. Você só está pagando o mínimo do cartão, ou seja, apenas os juros.
Detalhe, se você não fez qualquer empréstimo consignado, ainda sim vale a pena conferir seu extrato, ok? Por vezes esse tipo de desconto acontece mesmo sem você ter feito qualquer contratação.
Na dúvida, entre em contato conosco que vamos te ajudar!
O número de vítimas desse golpe aumentou muito durante a pandemia, em cerca de 80%, conforme algumas pesquisas. Clique aqui para ler a matéria…
Então se você percebeu que pode ter sido uma dessas vítimas, ou conhece alguém que pode ter sido, preste mais atenção agora, pois nem tudo está perdido.
Todo o valor que tiver sido descontado a mais e indevidamente pelo banco, pode ser pago de volta para você, inclusive em dobro! Na justiça já existem muitos processos nos quais essa prática abusiva dos bancos tem sido desmascarada, e eles (os bancos), condenados em ressarcir as vítimas, por vezes até com indenização por dano moral.
Sabemos que toda a situação que tratamos aqui envolve aspectos técnicos, e que exige uma complexa e detalhada análise para confirmar se você de fato caiu nesse golpe. Por isso, clique aqui para que nós possamos te ajudar a descobrir se você também foi vítima desse golpe.
Escrito por:
João Marcos Trindade Costa – Advogado OAB MG 177.503
Fiquei pagando anos tb. Fiz como consignado pelo telefone e a moça me disse literalmente que pagaria 36 parcelas e parava.
Lembro ainda de perguntar e literalmente me informar “NÃO E UM CARTÃO DE CREDITO” ….
Gostaria de saber se ha como recorrer e recuperar pq na epoca lembro que ela tb dizer que a ligação era gravada…
Olá! Será um prazer lhe ajudar, faremos contato.
Estou sendo cobrada todos os meses por um cartão de crédito consugnado qye nunca usei e nem solicitei