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COMO O SILVIO SANTOS NÃO FALIU?

Publicado em 17 de dezembro de 2020

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Veja como o homem do baú da felicidade enfrentou a pior crise da sua carreira

Quando falamos sobre Silvio Santos, é automático associar sua imagem com as suas empresas. Não podemos esquecer também da sua fama duradoura e da sua legião de fãs. Mas, como um camelô conseguiu se tornar um dos homens mais poderosos do país?

Não foi simples. E muito menos fácil.

Resumindo sua história, ele começou a trabalhar como vendedor e camelô ainda adolescente e, ao mesmo tempo, aproveitava suas horas livres para participar de programas de rádio. De programa em programa, ele foi desenvolvendo suas habilidades como radialista e apresentador. Mas, foi somente na sua fase adulta que iniciou a construção de seu império, visando sempre o futuro.

Com a criação do grupo Silvio Santos, que hoje é formado por SBT, Jequiti, Sisan Empreendimentos Imobiliários, Hotel Jequitimar, Liderança Capitalizações e TV Alphaville, como todo empresário ele passou por problemas administrativos e financeiros.

O mais conhecido por muitos brasileiros foram as fraudes descobertas em seu antigo banco, o Panamericano. 

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Você se lembra?

Os principais sites, jornais e revistas do país em 2011 só falavam disso. Inundaram o noticiário com informações sobre esse caso. Tudo isso porque o banco apresentou inconstâncias em seu balanço, que encobriram por algum tempo um rombo de, aproximadamente, R$2,5 bilhões de reais.

Ou seja, o balanço do banco não estaria apresentando as reais condições da instituição, mantendo consigo carteiras de ativos que já haviam sido vendidas. Anos depois ex-diretores foram condenados pela Justiça.

Mas como ele fez para não quebrar?

Eu te respondo, meu amigo!

Antes de tudo, Silvio recorreu aos serviços de advogados, assim como grandes empresários que atendemos diariamente. No nosso escritório, criamos estruturas de planejamento patrimonial, sempre visando a preservação dos seus negócios e bens.

Para você refletir:

Quantas frentes de negócio existem na sua empresa? É comum que elas tenham várias atividades como comércio, serviço e indústria, que poderiam ser separadas com objetivo de isolar os seus riscos empresariais.

Planejar patrimônio vai além de abrir empresas!

Implica em uma cultura de multiplicação de frentes e, também, uma cultura de respeito à separação dos negócios, evitando assim confusão entre eles. É um trabalho que na minha visão se dá em duas etapas:  A criação de um projeto e a etapa de implantação e monitoramento contínuo, que garante o cumprimento das leis que promovem a proteção.

E foi exatamente assim que Silvio Santos encontrou uma saída para não quebrar.

Ele possui o Grupo SS, porém, todas as suas empresas que estão dentro desse grupo são isoladas, separadas umas das outras. Cada negócio representa uma empresa, facilitando a gestão e controle de todas elas.

É através de um planejamento patrimonial que você consegue fazer esse tipo de separação. Fatiar as empresas é uma forma segura de garantir que, caso alguma empresa do grupo entre em crise ou até mesmo em falência, ela não atinja as outras. Essa estratégia é um movimento básico no planejamento patrimonial, um meio de lidar com crises.

Não quer dizer que o desafio se encerra aí.

A estratégia jurídica deu a ele meios de reagir e administrar a crise, pois “os ovos não estavam todos na mesma cesta. ” Além disso, foi possível refletir, buscar meios, negociar e encontrar um comprador para cuidar da parte financeira do grupo.

Com isso, em 2011 ele vendeu sua parte ao BTG Pactual, de André Esteves, que pagou R$ 450 milhões e assumiu o controle do banco. As demais frentes de negócio seguiram à salvo.

Em entrevista a um jornal na saída de seu escritório, Silvio disse:

“O Grupo Silvio Santos não tem mais nenhuma dívida com o Fundo Garantidor. Agora eu estou livre. A televisão (SBT) que vocês queriam comprar, ou que alguém queria comprar, não está mais à venda. A Jequiti não está mais à venda. As Lojas do Baú não estão mais à venda. A única coisa que foi vendida foi o banco”.

Foi a combinação perfeita: Um grande empresário e os meios necessários para sair da crise.

Uma vez, uma fã o questionou sobre como conseguia ganhar tanto dinheiro. E ele respondeu:

“10% de inspiração e 90% de transpiração. Ou seja, trabalhe duro. Faça esforço para ter o que você quer e enxergue oportunidades em todos os lugares. Não tenha medo de começar de baixo, não tenha vergonha de procurar ganhar dinheiro e crescer das formas mais diversas possíveis. ”

 Esta é a representação de um grande empresário. Mas é sempre bom lembrar que até os mais talentosos empreendedores precisam ter meios para superar as suas crises.

Faça como o Silvio Santos!

Para encerrar esse artigo, meu amigo, eu te pergunto:

⚠️ Quem te inspira a ser um empresário melhor todos os dias?

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