Home » Sua empresa está devendo o banco? Cuidado! Isso pode ser um passo para a falência.

Sua empresa está devendo o banco? Cuidado! Isso pode ser um passo para a falência.

Publicado em 20 de março de 2023

carregando visualizações

Se você empresário chegou até aqui, é provável que esteja enfrentando desafios financeiros em sua empresa. Sabemos que o endividamento é uma triste e comum realidade para muitos empreendedores no Brasil, especialmente em períodos de crises econômica e/ou política.

E mais comum ainda, é se utilizar de crédito com bancos para passar pelo momento de dificuldade econômica… E se sua empresa tem usado do relacionamento com bancos para se manter, acenda o sinal amarelo. Agora, se para os contratos com o banco você indicou garantias, ACENDA O SINAL VERMELHO, PARE TUDO QUE ESTÁ FAZENDO, E VEM AQUI BATER UM PAPO SÉRIO.

As dívidas com o banco podem estar em diferentes modalidades, como empréstimos, financiamentos, crédito rotativo, entre outras, e, para manter a adimplência e o bom relacionamento com o banco, muitas empresas acabam dando garantias para as dívidas assumidas. Essas garantias podem ser em forma de bens móveis ou imóveis, a própria produção, garantias pessoais ou ainda aval de terceiros.

Inclusive, sobre a garantia envolvendo o sócio ou terceiros, e o risco desses perderem seus bens pessoais por conta da dívida da empresa, escrevemos um outro texto muito esclarecedor que você pode acessar no link no nosso blog.

É importante destacar que se a garantia indicada no contrato da sua empresa com o banco, for algo indispensável para a continuidade do seu negócio, caso fique inadimplente com o banco, sem um trabalho jurídico especializado ao seu lado, sua operação dificilmente resistirá.

Pense por exemplo numa pequena transportadora, que dá em garantia de um contrato de capital de giro, um dos dois caminhões que tem, ou então o supermercado que dá em garantia o galpão onde funciona, podemos mencionar ainda a farmácia que deixa como garantia os recebíveis da maquininha de cartão de crédito, são vários os exemplos nos quais, se em algum momento a empresa não conseguir pagar o banco A FALÊNCIA VAI ENTRAR PELA PORTA DA FRENTE, E MAIS RÁPIDO QUE VOCÊ IMAGINA.

Aqui vamos falar sobre como você pode se salvar da Falência em razão de dívidas com o banco, mas temos uma matéria na Forbes, que vai te ajudar a enxergar outros riscos, mas também soluções, para se livrar desse risco https://limborcoegomes.com.br/blog/o-otimismo-pode-levar-empresas-a-falencia/

Chama aqui!

Quando o caixa e bens essenciais de sua empresa estão em risco, não há mais tempo para brincar, é necessária uma larga e imediata gestão de crise, o que vai de negociar com os fornecedores a reorganizar seu passivo trabalhista, mas estancar o sangramento da dívida com o banco também é prioridade.

Digo isso não no sentido de simplesmente tirar dinheiro de onde não tem, para pagar os juros abusivos que certamente estão te cobrando. Se trata de promover uma análise profunda do contrato, identificar os pontos fracos e irregulares que ali constatarmos, para então agir contra a instituição financeira que só quer receber mais dinheiro de sua empresa, e não se importa com o seu negócio.

Acredite! O gerente não é seu amigo e são várias as irregularidades que comumente encontramos nos contratos bancários, irregularidades que se traduzem em muito dinheiro que você está pagando a mais, ficando então com o risco de perder aqueles bens que indicou em garantia.

E o trabalho não para por aí. Justamente sabendo dos pontos fracos do banco, é que conseguimos avançar de forma técnica e efetiva nas tratativas de acordo, para no momento correto, num valor justo e com desconto, sua empresa quitar seu débito com o banco.

Sim, eu disse com desconto, como aconteceu com o cliente nosso que contamos aqui nesse texto:

👉🏻https://limborcoegomes.com.br/blog/reduza-sua-divida

Sempre digo aqui no blog, que não se trata de não pagar o banco, e tampouco de dar o calote na instituição financeira, mas como vemos até na Bíblia, “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”, ou seja, não é justo que sua empresa passe por dificuldades devido a cobranças irregulares e além do que realmente deve.

É fundamental que as empresas busquem soluções financeiras sustentáveis e busquem minimizar os riscos de endividamento excessivo e de garantias arriscadas.

É importante ter um planejamento financeiro sólido, avaliar cuidadosamente as condições dos empréstimos e financiamentos oferecidos ou já contratados com os bancos e buscar alternativas legais para reajustar o seu caixa.

E é exatamente aí que entra nossa proposta de trabalho. Nosso escritório com mais de 10 anos ajudando empresários a superar seus desafios, e diversos profissionais capacitados, analisamos o seu contrato com o banco, quais os riscos está correndo, apontando qual a melhor estratégia para juntos resguardar a sua empresa, e te deixar em dia com o banco que hoje quer te pegar.

Nós podemos ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços. Juntos, podemos encontrar caminhos para um futuro financeiro mais seguro e sustentável, e evitar que o banco empurre sua empresa para a falência.

Escrito por:

João Marcos Trindade Costa – Advogado OAB/MG 177.503

Chama aqui!

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *