Home » LGPD e a ISO 27001

LGPD e a ISO 27001

Publicado em 21 de outubro de 2021

carregando visualizações

A ISO 27001 tem como princípio geral a adoção de diversos requisitos e processos, para regular a Segurança de Informação de uma empresa. Vários especialistas trabalham ao longo de anos para atualizar a ISO, tentando sempre padronizar e estabilizar os níveis de segurança exigidos.

Em paralelo, estamos todos cientes que a Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, exigindo uma série de medidas técnicas, operacionais e organizacionais, trouxe diversos avanços na maneira como os dados pessoais e sensíveis são tratados no território nacional.

Seja na LGPD ou na ISO, as empresas adequadas e preparadas para o tratamento correto dos dados de seus clientes, colaboradores e fornecedores, possuem um forte diferencial competitivo.

👉 Antes de continuar, baixe nosso E-book gratuito e aproveite nosso conteúdo completo sobre a LGPD.

É importante entender que a adequação à ISO por si só, não é suficiente para atender as exigências impostas pela LGPD, mas já é um ótimo começo! Isso porque, a ISO pode servir como um passo de adequação preventiva.

É comum em diversas empresas o pensamento de resolver o problema, quando na verdade, no aspecto de proteção de dados, é extremamente mais inteligente e barato prevenir o problema.

Assim como na ISO, é extremamente importante que haja comprometimento dos líderes, bem como educação sobre os processos internos da empresa.

Somente assim, haverá a possibilidade de a empresa responsabilizar individualmente cada pessoa, desde o estagiário até o presidente, caso haja algum problema em relação ao cumprimento da LGPD.

Já em questão de valores, novamente a ISO se assemelha à LGPD. O preço de implementação à ambas é inversamente proporcional ao comprometimento da liderança e dos colaboradores em adequarem seus processos, e a educação.

No português claro; quanto mais clara for a importância de adequação, mais barato será para conseguir tanto o certificado da ISO 27001, quanto à adequação à LGPD.

Nesse mesmo sentido, não existe uma penalidade direta por não possuir um certificado da ISO, mas deixar de se adequar à LGPD, vai custar muito caro à sua empresa. Passou da hora de ser inteligente e econômico, procure já assessoria especializada para iniciar o processo de implementação da LGPD no seu negócio!

⚠️ O campo de comentários abaixo é um ótimo lugar para discutir ideias sobre LGPD e de sugerir temas que vocês gostariam de ler aqui no blog da Limborço & Gomes.

Não se esqueça, se estiver com algum problema ou dúvida, entre em contato conosco.

Escrito Por:

Hubert Limborço – Estagiário

Jean Carlos Borges – Sócio / Coordenador do Departamento Consultivo. OAB/MG 147.402

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *