Publicado em 03 de abril de 2023
Essa pergunta e sua resposta podem parecer óbvias e simples num primeiro momento, mas lendo esse texto aqui você vai perceber que existem algumas situações que precisa observar para realmente conseguir ter seu nome limpo ao resolver uma dívida com o banco.
A primeira ideia óbvia, é que a melhor forma de limpar o seu nome é mantendo suas finanças em dia e evitando atrasos ou inadimplências; mas entre o mundo ideal e real, há um abismo de possibilidades e variáveis.
Em tempos quase apocalípticos, pós-pandemia e de instabilidade política/econômica, não há quem saia ileso de uma dívida com o banco, seja pessoa física ou jurídica. Já viu o tanto de famílias endividadas e que até grandes empresas estão bem endividadas com o banco? Veja as matérias abaixo.
👉🏻 Clique aqui – Matéria CNN Brasil
👉🏻 Clique aqui – Matéria Infomoney
Se você ou sua empresa está no time de quem já se endividou com o banco, deve pensar então que “basta então pagar a dívida que vai ter o limpo de novo”, correto?
Pois então, não é bem assim que a coisa acontece.
É bem comum em algumas épocas do ano os bancos e alguns órgãos de proteção de crédito divulgarem alguns “feirões” para você quitar aquela dívida com descontos atrativos. Mas vou te contar um segredo. Esses feirões funcionam muito bem pra dívidas com aquela empresa de telefonia, ou aquela loja de departamento que você tinha deixado alguma pendência, mas com o banco o problema é bem diferente.
Isso porque quando o banco “te dá desconto”, essa mesma redução é informada ao Banco Central, que então lança tal informação no “Registrato”. A famosa “Lista de Restrição Interna” dos bancos.
Se você não sabe do que isso se trata, leia esse outro texto nosso, em que nós ensinamos como consultar se seu nome tá nessa “restrição interna”, e que te prejudica obter novos créditos, mesmo já tendo pagado suas dívidas com o banco. Veja no link abaixo sobre como descobrir essa informação.
👉🏻 https://limborcoegomes.com.br/blog/descubra-se-voce-esta-na-lista-negra-dos-bancos/
A mesma situação do “Registrato”, ou seja, você ficar na “Lista de Restrição Interna” do Banco Central, pode acontecer se a negociação com o banco, mesmo por meio de processo judicial, não for conduzida da melhor forma.
Eu digo isso pois após quitar a dívida, o banco ou instituição financeira deve informar aos órgãos de proteção ao crédito e Banco Central que a dívida foi quitada e solicitar a retirada do seu nome da lista de inadimplentes, mas se seu advogado não pedir isso no momento do acordo, e não tomar os cuidados para registrar essas obrigação do banco, pode acontecer de você ter seu nome mantido no SERASA, SPC, Boa Vista, Registrato ou outros.
Quando o processo judicial e acordo são conduzidos pensando no que é melhor para você, como fazemos aqui em nosso escritório, caso a instituição financeira não informe a quitação da dívida aos órgãos de proteção ao crédito, estaremos preparados para poder cobrar da instituição bancária que ela deixe seu nome limpo de verdade, como se nunca tivesse tido qualquer pendência com qualquer banco.
Aqui temos outro texto também, em que mostramos como nosso trabalho funciona, justamente para garantir que você não apenas pague o banco, mas que consiga realmente ter seu nome limpo ao final.
👉🏻 https://limborcoegomes.com.br/blog/dividas/
E é por tudo isso que podemos ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para resolver a dívida que você ou sua empresa tem com o banco. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços. Juntos, podemos encontrar caminhos para você não carregar mais a dívida ou negativações por culpa do banco.
Escrito por:
João Marcos Trindade Costa – Advogado – OAB/MG