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OS REFLEXOS DA PANDEMIA ESTÃO LONGE DE ACABAR!

Publicado em 24 de maio de 2021

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Saiba se a gestão de crise se encaixa na sua empresa.

Em um cenário recente da chegada e aplicações de vacinas que indicava uma melhoria no sistema de saúde e consequentemente uma retomada do setor econômico, novamente o Brasil foi surpreendido.

O aumento exponencial dos casos de coronavírus, obrigou Governadores e Prefeitos a tomarem medidas drásticas de restrição, afetando principalmente os empresários.

Diante de todas as incertezas na economia, muitas empresas ainda não superaram os efeitos devastadores do início da pandemia e não estão preparadas para mais um novo cenário desafiador que se inicia.

👉 Logo, para evitar que as consequências desses tempos difíceis tragam impactos negativos na sua empresa, é preciso ter uma boa gestão de crise.

A gestão de crise tem como foco, a elaboração de estratégias que auxiliem a empresa a passar por acontecimentos de proporções que podem colocar em jogo a sua permanência no mercado. E quando estes acontecimentos surgem, alguns sinais são perceptíveis.

Alguns deles podem ser notados a partir dos seguintes casos: descumprimento de prazo com os pagamentos; endividamentos bancários; falta de capital de giro; dificuldade em negociar com fornecedores e/ou a empresa já esteja negativada.

Todos estes, quando não revertidos, são acontecimentos que podem resultar no fechamento das portas da empresa.

Mas calma, nem tudo está perdido.

Caso o empresário identifique um ou mais sinais destes, é extremamente indispensável que faça uso de uma gestão de crise bem elaborada para brecar os impactos que estes cenários podem trazer.

E quais seriam as vantagens do gerenciamento de crise?

O bom gerenciamento de crise salva empresas e continua trazendo inúmeros benefícios mesmo a médio e longo prazo. Algumas das principais vantagens são:

  • a identificação de possíveis ameaças com mais assertividade;
  • a diminuição dos impactos negativos na empresa;
  • a elaboração de novas estratégias adaptadas ao novo cenário com foco na retomada de crescimento da organização e na capacidade de continuar a produção mesmo na crise;
  • a criação de soluções para as situações mais adversas;
  • e, imprescindivelmente, uma maior capacidade analítica diante de um cenário delicado com tomadas decisões mais precisas e seguras.

Depois da aplicação de todos esses métodos em um período conturbado, a empresa adquire uma base muito mais sólida e com propósitos mais definidos do que nunca!

Portanto, cabe ao empresário não postergar o evitável, até que se torne inevitável.

⚠️ Reconhecer a situação em declínio da empresa é o ponto chave para dar início à sua alavancagem no mercado!

Escrito por:

Pablo Gomes – Trainee

Jean Carlos Borges – Sócio / Coordenador do Departamento Consultivo – OAB/MG 147.402

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