Home » QUAL O MONSTRO DA SUA EMPRESA?

QUAL O MONSTRO DA SUA EMPRESA?

Publicado em 04 de fevereiro de 2021

carregando visualizações

Conheça o monstro de todo empresário e o que fazer para derrota-lo

Nos últimos anos, vivenciamos inúmeros acontecimentos que jamais poderíamos ter imaginado. Seja no pessoal ou no profissional, fomos obrigados a nos adaptar em meio ao caos para dar sequência as rotinas. E com isso, muitos “monstros” que estavam adormecidos dentro das empresas começaram a aparecer.

 “Marcus, mas, o que você quer dizer com monstros? ”

Simples… Monstros são problemas, crises, contratempos que estão escondidos dentro da sua empresa e você não sabe.

Um tipo é o que chamamos de passivo oculto.

Vou explicar…

Passivo oculto é a atitude gerencial desenvolvida por gestores que no futuro, poderá gerar um encargo financeiro que não é previsto e muito menos desejado. Passivo é algo que subtrai o patrimônio da empresa e oculto pois não é possível ser identificado com uma simples analise demonstrativa.

E isso pode acontecer de qual maneira?

Por exemplo, colocar pessoas que não possuem capacidade suficiente para emissão de documentos ficais pode ocasionar erros que poderão ser detectados pelas autoridades fazendárias. Isso poderá acarretar em autuações que, por vezes, possuem valores astronômicos.

E acredite, isso é muito mais comum do que se possa imaginar.

Outro exemplo extremamente comum é fazer seu funcionário trabalhar, mesmo que de forma remunerada, no seu período de férias. Isso pode gerar no futuro uma dor de cabeça sem tamanho para você e sua empresa.

“Então, esse passivo oculto ocorre apenas em assuntos trabalhistas? ”

NÃO!

Vou te mostrar como:

Vamos fingir que o empresário X quer comprar 10 carros para aumentar sua frota. Para ele, todos os documentos estarão no nome da empresa, afinal, quem comprou foi ela. Ele não tem um suporte jurídico presente e seu advogado contratado não dá conta de tanta demanda.  O uso dos carros se divide entre vendedores internos, representantes comerciais e seus parentes fora do horário de trabalho, etc. Até aqui, você conseguiu enxergar algum perigo?

Eu já vi vários.

  1. E se alguém bater o carro?
  2. Ou atropelar alguém?
  3. E se praticar um roubo usando o carro?
  4. E se utilizar o carro para outras atividades?
  5. Irão ter cuidado com o carro (higienização, cuidados básicos)?
  6. De quem será a responsabilidade de manutenção?

Parei. Acho que 6 já está bom.

Dentro desses 6 perigos, as consequências podem duplicar, triplicar o valor do problema caso não seja resolvido. É aí que vemos um potencial passivo oculto.

Os passivos chegam a valores surreais, que podem colocar em risco a existência da empresa que já pode apresentar problemas financeiros. E tudo isso, muitas vezes, é decorrente de atitudes gerenciais inadequadas e comprometedoras.

Você toma atitude na exceção, ela acaba e você fica com a consequência. É preciso de apoio e segurança jurídica nas decisões”.

Para esclarecer os fatos, vamos falar de números, na prática:

Depois de uma análise minuciosa dentro de uma empresa que possui um faturamento de R$900mil/mês, descobrimos um passivo oculto de 4 milhões de reais, (quase 400% de seu faturamento). Com isso, buscando as melhores saídas para esse caso, conseguimos uma solução de 2,4 milhões, onde a empresa se manteve no mercado e iniciou novos projetos em parceria com o escritório.

⚠️ Você também enfrenta problema com impostos? Eu te ensino a resolver em apenas 1 dia. Clique aqui

Por isso, meu amigo, eu sempre enfatizo o quanto uma empresa precisa de uma equipe de advogados forte e assertiva.

Quando escrevo esses artigos, quero tentar, de alguma maneira, abrir os olhos para esses potenciais leitores que possam estar vendados. Quero que eles se libertem da vivência no obscuro e comecem a enxergar que existe uma luz no fim do túnel.

Você já assistiu aqueles filmes de terror onde o mocinho (a) anda sob um lugar meio escuro e quando vira o rosto para ver se tem alguém atrás… AHHHHH, ele toma um susto?

Então, nesse caso o mocinho (a) é você e o susto que ele toma é o seu susto ao descobrir um passivo oculto que surge para desequilibrar seu fluxo de caixa.

Aí eu me pergunto:

Por que esses mocinhos nunca estão com uma lanterna na mão? E eu mesmo me respondo: Talvez, o medo seja tão grande, que ele não deva ter lembrado de pegar uma. Mas, se ele tivesse alguém com ele naquele momento de perigo, alguém realmente preparado, com certeza, eles teriam uma lanterna e um plano.

Para concluir, quero fazer outra pergunta…, mas, essa não sou eu quem responde, e sim, você:

🔦 No seu caminho escuro empresarial, você tem alguém que lembrará de levar a lanterna para você?

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *