Home » PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, QUANTO DINHEIRO VOCÊ JÁ PERDEU SEM ELE?

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, QUANTO DINHEIRO VOCÊ JÁ PERDEU SEM ELE?

Publicado em 25 de maio de 2022

carregando visualizações

Hoje, vamos colocar as cartas na mesa. Quanto dinheiro você já perdeu sem o planejamento tributário?

                Vocês acompanham aqui no nosso blog, diversos textos, explicando como se faz um planejamento, quais as vantagens, quais os riscos… mas agora, vamos mostrar pra você, que você está perdendo dinheiro, literalmente, quando não o faz.

                Pagando mais imposto do que deveria, o rendimento da sua empresa caí, por óbvio. Mas o que você talvez não perceba, é que além do rendimento, sua competitividade também é afetada. Quando você cobra mais caro por ter que se manter de pé, afeta a quantidade de procura pelo seu produto.

Então, hoje vamos fazer algumas contas (sim, advogado também sabe ou deveria saber fazer conta).

Nas relações de imobiliárias de aluguéis

Sim, é verdade. Ainda existem pessoas que possuem imóveis e os alugam utilizando de sua pessoa física, quando na verdade, isso beira o absurdo para o seu patrimônio. Considerando um planejamento bem-sucedido, obteríamos uma operação em PJ que a carga tributária é aplicada sob o percentual de lucro presumido que via de regra é 32%.

Pegue sua calculadora, coloque os valores da sua empresa, e se surpreenda;

IRPJ – 34% sob o percentual de lucro presumido (32%) = 10,88% da receita total.

PIS/COFINS 3.65% da receita total

Na somatória, temos então 14,53% de impostos a serem pagos utilizando uma pessoa jurídica bem estruturada. Sabe quanto é na pessoa física? 27,5%! É quase o dobro de impostos pagos por simplesmente não ter feito um planejamento tributário.

Nas relações de venda de imóveis

Outra grande discrepância! E aqui, é mais da metade! Os valores pagos a titulo de impostos por uma pessoa física são de 15% sobre o ganho de capital, enquanto que na PJ, chegaria a no máximo 7%. Faça a conta aí com algum imóvel seu que você queira vender.

Dividendos

Quanto à distribuição dos dividendos da holding para os herdeiros, não haverá incidência de IRPF, pois os dividendos são rendimentos não tributáveis (cf. Lei 9249/1995, art. 10).

Sucessão

Até pra descansar, é uma vantagem! Seus herdeiros não gastarão com: honorários advocatícios (que variam entre 10 e 20% do valor dos bens), taxa judicial (normalmente 1% do valor dos bens), e tudo que consta como patrimônio na empresa criada para tal, não estará no inventário, o que economizará uma enorme quantia de tributos. Isso sem considerar a demora nos inventários, que podem levar anos até serem concluídos.

Existem diversas outras oportunidades que servem para basicamente todo tipo de empresa. Mudar sua sede para que pague uma alíquota mais baixa, empresas optantes pelo Simples Nacional que na verdade, pagariam menos impostos nos regimes de Lucro Presumido e Lucro Real, além de diversos outros incentivos fiscais que os municípios e estados fornecem, que são estudos caso a caso.

Quero fazer! Qual o primeiro passo?

O primeiro passo é o contato com uma equipe profissional e capacitada para lhe atender. Contate-nos pelos telefones no topo da página, uma equipe especial entrará em contato, entenderá sua real necessidade e juntos simularemos cenários e todas as opções que poderão ser abrangidas pelo Planejamento Tributário. Conheça melhor nosso serviço de redução de carga tributária clicando aqui.

Escrito por:

Hubert Limborço – Trainee

Jean Carlos Borges – Sócio / Coordenador do Departamento Consultivo – OAB/MG 147.402

QUANTO DINHEIRO VOCÊ JÁ PERDEU POR NÃO REALIZAR PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *