Home » Se eu não tenho patrimônio, como o banco pode me cobrar?

Se eu não tenho patrimônio, como o banco pode me cobrar?

Publicado em 13 de março de 2023

carregando visualizações

Que o brasileiro tem um histórico recorrente de inadimplência, não é segredo para ninguém. E que esse cenário piorou muito com a pandemia, também é um fato, como temos visto a cada mês quando os números vão sendo atualizados. Veja só um exemplo na matéria abaixo:

https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2023/02/16/brasil-bate-recorde-de-endividados-com-nome-sujo-a-gente-nao-e-nada.htm

A primeira e mais comum consequência disso é a negativação do cpf do devedor em algum órgão de proteção de crédito, mas apesar de essa restrição incomodar muita gente, também existem outras muitas pessoas que já se acostumaram com o “nome sujo”.

Num segundo momento, também é comum esses devedores sejam cobrados na justiça por essas dívidas, sendo que muitas das vezes eles nem ficam sabendo, já que em algum momento mudou de endereço e o oficial de justiça não conseguiu encontrá-lo para notificar do processo. Também acontece de a pessoa até saber do processo, mas acaba não fazendo nada por pensar: “Ah, já já prescreve e não dá nada!”, ou então “Tá tranquilo … Não tenho nada no meu nome, então não vão achar nada pra pegar!”

Pois é meu amigo e minha amiga, hoje estou aqui para te dizer que o buraco é bem mais em baixo, e mesmo não tendo nada em seu nome, ainda sim tem muito a perder por conta da dívida com o banco.

Tenho certeza de que vão inúmeros os aplicativos que você usa no dia a dia para deslocamento, pedir refeição, fazer compras on-line e outras atividades. Mas saiba que a tecnologia também evoluiu para as ferramentas da Justiça, ajudando os bancos a acharem dinheiro e patrimônio dos devedores.

Com certeza você já viu por aí diversos aplicativos de mobilidade urbana, compras e vendas on-line, inclusive para pedir comida, que te dão a possibilidade de fazer uma “recarga” e deixar um dinheiro ali para usar quando quiser. Pois então, há quem usa disso pra tentar esconder dinheiro dos bloqueios da Justiça.

Chama aqui!

Parece criativo e até certo ponto pode até ser que funcionou para essa finalidade, mas hoje já é possível, e tem acontecido de alguns Juízes, a pedido do credor/banco, determinarem que essas empresas desses aplicativos bloqueiem esses valores, e enviem para uma conta do processo contra o devedor, com o objetivo de quitar a dívida. Outra medida para ajudar os bancos a receber de você, teve muita repercussão no mês de fevereiro deste ano, quando o Supremo Tribunal Federal admitiu a possibilidade de bloqueio da CNH e/ou Passaporte de quem já está sendo cobrado na Justiça … Já viu isso?

Pois é … lembra que eu disse acima que mesmo não tendo nada em seu nome, ainda tem muito a perder?!

Agora imagine a situação de quem trabalha como motorista ou precisa dirigir até o trabalho, e por conta de uma dívida do banco venha a perder sua CNH.  Se essa pessoa já não está conseguindo pagar o banco por conta de cobranças abusivas, imagine quão mais difícil vai ser a vida sem conseguir trabalhar.

Da mesma forma os passaportes. Talvez você está há meses, anos, planejando um momento em família e descanso e por conta de uma cobrança até irregular do banco, terá um sonho prejudicado.

Não estamos aqui para ficar julgando as motivações de quem usa de toda essa “criatividade” para não pagar o banco, até mesmo por que muita gente se vê nessa situação, já que por conta de juros abusivos e os descontos do banco em sua conta e salário, não consegue nem mesmo botar comida na mesa pros filhos.

Se você tá nessa situação por conta de débito automático, leia nosso texto sobre isso, que pode te ajudar… 👉🏻 https://limborcoegomes.com.br/blog/debito-automatico

Se até então você pensava que a dívida com o banco iria sumir sozinha, e não teria nada a perder por não ter nada em seu nome, melhor rever essa ideia hein …

Mesmo que o banco não tenha sido correto contigo, cobrando mais do que legalmente seria devido, o melhor a se fazer, com certeza NÃO É continuar vulnerável e sujeito a bloqueios em contas ou aplicativos, de patrimônio ou até mesmo de seus direitos de dirigir para trabalhar ou viajar. Você pode ver também aqui no blog, que é possível resolver sua situação com o banco, de forma legal e justa. Já ajudamos pessoas a quitar a dívida com até 86% de desconto. Confere nesse link aqui 👇🏻

https://limborcoegomes.com.br/blog/reduza-sua-divida/

Sabemos que toda a situação que tratamos aqui envolve aspectos técnicos, e que exige uma complexa e detalhada análise para confirmar quais os caminhos serão adequados para o seu caso. Por isso, clique aqui para que nós possamos te ajudar a superar essa fase.

Escrito por:

João Marcos Trindade Costa – Advogado OAB MG 177.503

Chama aqui!

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *