Home » PLANEJAMENTO PATRIMONIAL, CONHEÇA OS SEUS BENEFÍCIOS.

PLANEJAMENTO PATRIMONIAL, CONHEÇA OS SEUS BENEFÍCIOS.

Publicado em 25 de fevereiro de 2022

carregando visualizações

1) Saiba a importância

É cada vez mais comum se ouvir falar em PLANEJAMENTO PATRIMONIAL. Mas afinal de contas, o que é isso e como pode ajudar a proteger seu patrimônio? Vem comigo que vou te contar!

Muitos são os desafios do mundo empresarial, sabemos. Basta partir do ponto da quantidade de relações que um CNPJ possui. Clientes, funcionários, fornecedores, prestadores de serviços, bancos, governo… e, muitas vezes por um cenário econômico e/ou mercadológico desfavorável a situação financeira da empresa aperta. Quando isso acontece, será que o patrimônio particular do sócio deve “pagar” por isso? Tem dúvida? Chame nosso time de experts! Clique no link abaixo.

Estudos mostram que com a pandemia o endividamento das empresas alcançou mais de 61% do PIB! Temos grandes vilões nessa história, são eles os bancos com altas taxas de juros e cobranças abusivas e o governo, que impõe alta carga tributária, que muitas das vezes não é observada por seus concorrentes lhe tirando competitividade. Essa pressão pode lhe retirar margem de lucratividade, gerando um cenário instável no negócio.

Então se sua empresa está endividada, acredite! Ela não está sozinha nessa.

Mas, e como está a gestão e organização do seu patrimônio particular? Sim, porque é importante a distinção entre o patrimônio da empresa e o da família, já que o primeiro é uma parte do segundo, mas o segundo não faz parte do primeiro, concorda?

Isso sem falar nos grupos de empresas, será que as dívidas de uma empresa devem ser pagas com o patrimônio das outras?

É aí então que podemos retomar o assunto lá no início: Planejamento Patrimonial! O que é um Planejamento Patrimonial?

O Planejamento Patrimonial é um estudo e aplicação de estratégias jurídicas visando a preservação do patrimônio familiar e a Holding é o mecanismo que pode ser utilizado para isso, funcionando como uma empresa gestora.

Por isso quando se envolve esse tema é muito comum se ouvir falar em blindagem patrimonial. Já ouviu essa? O Planejamento Patrimonial proporciona uma proteção aos bens contra dívidas que não são do seu CPF, semelhante ao que ocorre num carro blindado, que resiste a tiros em uma abordagem criminosa.

70% das empresas familiares no Brasil vão a falência por falta de um bom planejamento patrimonial e estruturação de uma holding familiar. Saiba um pouquinho mais sobre isso: CLIQUE AQUI, ou entre em contato conosco clicando no link abaixo.

Começou a clarear as ideias? Continue a leitura, você irá entender ainda mais! Vem a pergunta: Holding protege patrimônio?

Ter uma holding, se bem planejada, é ter uma boa solução para proteção do seu patrimônio. Veja bem, você pode centralizar a gestão dos bens e das suas participações societárias, gerenciar os interesses da sua família frente aos negócios, organizar sua sucessão e evitar briga de herdeiros, e de quebra pode ter economia tributária!

Ao longo dos últimos dez anos, nosso escritório atuou na construção e implantação de mais de 300 projetos de Planejamento Patrimonial.  Na maioria das vezes, utilizando de holdings, ajudando empresários e famílias a preservarem as suas empresas, empregos, mensalidade da escola dos filhos e bens conquistados ao longo de uma vida. Veja alguns dos exemplos resumidos:

2) Conheça alguns casos

Vou começar te contando o caso do “João (identidade do cliente preservada). Ele nos procurou pois tinha três negócios: um posto e uma transportadora de combustíveis e uma loja de varejo. A preocupação do João era o risco que uma carga de combustíveis representa.

Já imaginou um caminhão, sua carreta e a carga juntos? Valem uma fortuna e ainda podem se envolver em um acidente com outros carros ou gerar um dano ambiental caindo em algum rio. É muito risco, já pensou? Ao mesmo tempo o seu patrimônio estava distribuído de forma aleatória entre as empresas e as pessoas físicas, vinculando uma coisa na outra, muito comum, não é verdade?

Ele não tinha sido orientado sobre quais bens deveriam estar em cada CNPJ e CPF. No caso do João, dentre outras medidas, a transportadora foi identificada como o maior risco, portanto foi isolada do patrimônio da família”. Faz sentido para você?

Conseguiu ver a importância? Então veja mais esse caso: “Mário (identidade do cliente preservada) nos procurou alegando ter alguns negócios e um deles estava com aperto financeiro pois tinha vários contratos de crédito com bancos, que tinham cobranças abusivas, além disso a carga tributária estava muito alta, difícil de arcar com os impostos.

A maior preocupação de Mário era que, os lucros que ele teve no passado foram direcionados a compra de imóveis particulares, que estavam todos na empresa.

Agora, diante do cenário de crise, se viu diante da possibilidade de perder seu patrimônio pessoal, inclusive sua casa de morada. No caso de Mário, dentre outras medidas, foi identificado o patrimônio que precisava ser protegido e transferido para uma holding”.

Muitos são os casos de projetos de Planejamento Patrimonial que já criamos e implantamos, ajudando empresários, fazendeiros, profissionais liberais e empresas de diversos ramos e portes, com todo tipo de risco ou desafio ao patrimônio.

Sabe o que isso representa para nós? Atuar com esse tipo de desafio é grande honra pois na maior parte das vezes nos deparamos com situações onde a maior causa dos problemas é a falta de orientação ou informação sobre os direitos e deveres envolvidos. O Brasil tem leis muito complexas, fazendo com que nosso papel seja fundamental para proteger o patrimônio das pessoas. Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique no link abaixo!

3) Vou responder as suas dúvidas

Mas antes de te explicar melhor isso, vou responder algumas perguntas que certamente estão na sua cabeça!

Eu já te disse o que é e para que serve, mas para quem serve e quais os custos envolvidos em fazer esse tipo de planejamento?

Geralmente a proteção ou blindagem patrimonial vai se amoldar àquelas pessoas que possuem um patrimônio a ser protegido, composto por imóveis, veículos, embarcações, empresas, enfim, qualquer tipo de bem, não necessariamente apenas esses ou todos esses. O projeto pode ser desde mais simples até mais complexo, a depender de uma série de fatores, como urgência, valor patrimonial, quantidade de herdeiros, regime de casamento, objetivos a serem alcançados, entre outros.

Ah, falando em regime de casamento, é muito importante definir isso bem antes de casar. Dê uma olhadinha nesse texto aqui: VAI CASAR? QUAL O MELHOR REGIME DE BENS?

E quanto custa? Normalmente o investimento é diluído em meio aos benefícios de proteção do patrimônio, representando muito pouco para quem poderia perdê-lo. E mais, na maioria das vezes o projeto se paga, com vantagens e economias geradas nos tributos. No final das contas vai depender do quão arrojado será seu projeto, vez que soluções mais avançadas necessitam por consequência de mais recursos.

Está fazendo sentido, não está? Mas, e aí? Depois disso tudo que te contei, o que você me diz? Seu patrimônio está correndo risco? Sua empresa está endividada e seus bens particulares podem ter que arcar com essa dívida? A margem está curta, apertada? Está recebendo muitas cobranças?

Se você respondeu sim para todas essas perguntas, se liga em como o planejamento pode te ajudar. E se você respondeu não, continue lendo também, porque se você pode prevenir para que esperar e remediar?

Ah, guarde que aqui estou falando de um planejamento “nos conformes”, seguindo a lei, sem trapaças! Então blindagem patrimonial é crime?

Lógico que não é crime, o CPF e CNPJ tem características distintas, então você organizar o seu patrimônio particular para melhor o gerir, não traz prejuízos, nem impacta na gestão do CNPJ, que tem patrimônio próprio.

Fato é que o quanto mais o tempo passa, mais difícil vai ficando a solução do problema. Por isso é fundamental tomar uma atitude rápida para evitar perder o patrimônio conquistado ao longo de uma vida, você não quer correr esse risco, não é?

As pessoas que já fizeram seu planejamento patrimonial têm a tranquilidade de dormir sabendo que seu esforço de vida não será em vão. Se você quiser conversar com um especialista, clique aqui.

Muitas pessoas se perguntam se perguntam quando vale a pena uma holding, a partir de qual montante de patrimônio passaria a valer a pena fazer uma holding, pensando nisso escrevemos um artigo onde abordamos a questão clique aqui.

Outras pessoas pensam que o seu contador é responsável por trazer essas soluções, e não é, isso eu te explico em outro artigo que já escrevemos no blog, clique aqui. E você pode ainda estar se perguntando: a partir de qual faturamento compensa fazer um planejamento tributário, essas respostas nós já preparamos para você. Mas as vantagens são enormes, por isso listei algumas delas. Vamos conversar melhor sobre seu negócio? Seu patrimônio precisa de cuidados. Clique no link abaixo.

4) As grandes vantagens

Dito isso, vou te falar um pouco mais sobre as vantagens que mencionei antes. Vamos por partes!

Primeiro eu falei de:

1) Centralizar a gestão dos bens e das suas participações societárias

Imagine só que dificuldade ter sempre que pensar na gestão de seus imóveis, por exemplo, um a um, ainda que não sejam muitos. Complicado, não é? Se eles estiverem todos na holding você tem uma preocupação a menos porque a gestão fica toda centralizada em um lugar só, incluindo também a parte financeira.

E mais adiante ainda vou te mostrar que tem economia tributária! E sua ou suas empresas? Tem que se preocupar com o negócio, com o comercial, mas também com várias burocracias?

A holding facilita bastante todo o processo de gestão de suas participações societárias, inclusive para se buscar a expansão dos seus negócios no mercado. Note que nessa formatação a titularidade deixa de ser do seu CPF e passa a ser da holding (CNPJ), o que proporciona a blindagem dos bens.

Depois eu disse…

2) Gerenciar os interesses da sua família frente aos negócios

Não é nada incomum problemas familiares afetarem os negócios, até porque muitas das vezes membros da família estão envolvidos nas atividades da empresa ou então tem participação e sempre estão ali aguardando pela distribuição de lucros e nem sempre contribuindo conforme as exigências do cargo, não é mesmo?

A gestão das empresas por uma holding possibilita gerenciar os interesses da família frente aos negócios. Você já ouviu falar de Family Office? A centralização das decisões em uma holding fica muito mais ágil e fácil, os interesses familiares que impactam na empresa são tratados de forma profissionalizada por meio de governança corporativa e por uma espécie de conselho, mais comumente conhecido como “Family Office”, que nada mais é que um órgão que irá intermediar os desejos da família e a saúde da empresa.

Olha só a preservação do patrimônio das suas gerações aí! Imagine se por uma circunstância de dívida e má gestão do patrimônio seus filhos ficam a ver navios. E tem mais, segundo pesquisa realizada pela PWC 72,4% das empresas familiares não tem um plano de sucessão, se liga que ainda está em tempo de preparar a próxima geração.

Em terceiro:

3) Organizar sua sucessão e evitar briga de herdeiros

Com certeza você já ouviu falar ou até mesmo já vivenciou em situação de falecimento de seus pais, brigas por herança. Geralmente quanto maior o patrimônio, maior o “quebra pau” entre os herdeiros. Mas é possível você evitar isso e não permitir que seus filhos duelem num cabo de guerra por dinheiro em um inventário eterno e doloroso.

Por meio da holding você pode organizar toda sua sucessão e até mesmo antecipar a sucessão. De forma que quando você morrer será necessário apenas um inventário de cotas da holding e não de todos os bens. E se você antecipar, nem isso será necessário. Os custos de inventário podem ser reduzidos em até 90%. Mas não se preocupe, antecipar não significa que você ficará sem nada, à mercê da família. Fique tranquilo, existem meios de garantir seus direitos enquanto vivo.

Nesse ponto, além de você preservar o patrimônio para os seus filhos, esposa e demais herdeiros, você também irá em paz e trará paz a todos depois que ficarem, porque nenhum herdeiro irá brigar com o outro e ninguém ficará sem nada porque você perdeu tudo em dívidas enquanto vivo, ou terão que vender imóveis para pagar os custos de inventário.

Um presentão fantástico!

4) Economia Tributária

Economia? É isso mesmo! Essa parte merece ainda mais destaque, não é mesmo!? Afinal todo mundo quer um jeito de “fugir” do Leão, mas sem descumprir as regras. E aí veja só. Lembra quando falei da centralização da gestão dos imóveis? Então, receber os aluguéis pela holding é muito mais vantajoso que na pessoa física. Deixa comigo que eu te conto.

Você provavelmente está pagando imposto de renda em 27,5%, ao passo que na holding a alíquota cai para cerca de 12%. ESTAMOS FALANDO DE MENOS DA METADE! E tem mais! Lembra lá do inventário menos oneroso?

Além de redução de custos do inventário em si, há a possibilidade de redução no imposto também, o chamado ITCMD, pago quando há transferência de patrimônio por morte, pode ficar menor. A depender do estado o percentual pode chegar a 8% do valor dos bens. Se quiser saber mais sobre a tributação da Holding Familiar ou os impostos da Holding Familiar clique aqui.

E não para por aí!

O Planejamento Patrimonial pode ocasionar no desenvolvimento de um Planejamento Tributário e mais economias podem ser proporcionadas na organização dos seus negócios por meio da análise dos regimes tributários que melhores se encaixem em suas operações!

Além de seu patrimônio ficar organizado e protegido, com essas economias vocês pode ficar mais competitivo no mercado e isso pode proporcionar ainda o pagamento daquelas famigeradas dívidas!

ENTENDA OS SEGREDOS PARA NÃO PAGAR IMPOSTO NA HORA DA HERANÇA

TORNE SUA EMPRESA COMPETITIVA COM O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Viu só? Independente do custo efetivo do projeto o valor que você vai pagar acabará por ser muito satisfatório em vista de todos os benefícios proporcionados! Tome uma decisão de vida e saia do time das pessoas que vivem preocupadas em perder tudo e venha fazer parte do time de pessoas que já protegeu seu patrimônio e estão tranquilos.

Seja esperto e proteja o que é seu e da sua família! Empresariar significa correr riscos. Maus negócios podem ser feitos. Erros podem acontecer. E nunca se sabe quando o governo estará instável, o mercado estará negativo, uma pandemia acontecerá. Mas será que é justo tudo que você construiu vir abaixo para pagar por tudo isso e para seus filhos não sobrar nada?

👉 Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e fale com nossos especialistas.

Escrito por:

Jean Carlos Borges – Sócio / Coordenador do Departamento Consultivo – OAB/MG 147.402

Deixe um comentário

2 Comentários em “PLANEJAMENTO PATRIMONIAL, CONHEÇA OS SEUS BENEFÍCIOS.”

  1. Dinheiro pra pagar conta

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *