Publicado em 03 de março de 2023
Os empréstimos consignados são possibilidades de crédito para pessoas que queiram ter as parcelas desse dinheiro diretamente descontadas de sua folha de pagamento.
Há, de certa forma, uma enorme facilidade de contratação de empréstimos consignados nos benefícios previdenciários: aposentadorias, pensão por morte e até mesmo em benefícios assistenciais, como é o caso do BPC/LOAS.
PRECISO TE ALERTAR: os bancos estão apresentando condutas cada vez mais cruéis, contratando empréstimos SEM O CONSENTIMENTO DA PESSOA, e fazendo descontos INDEVIDOS no seu benefício. Por isso, é MUITO importante que você sempre fique atento ao seu Extrato de Pagamento do Benefício. Se notar qualquer desconto estranho, não existe em chamar quem entende do assunto, combinado?
Outro ponto extremamente importante: empréstimos consignados ajudam muitas famílias, mas muitas vezes, o que era uma ajuda, acaba virando um pesadelo, pois a dívida fica infinita, e seu benefício fica cada vez menor. Fique atento, e tenha sempre certeza na hora de contratar um empréstimo consignado. Nós explicamos melhor em outro texto, é só clicar aqui.
NÃAAAAAAAO! Isso não pode acontecer em hipótese alguma. Os dependentes da pensão por morte não são prejudicados caso o falecido tenha empréstimo consignado descontado da aposentadoria dele.
Mas, atenção: eu disse que os dependentes da pessoa falecida, que buscam a pensão por morte, não podem sofrer descontos em razão do empréstimo consignado. Porém, a dívida do falecido não deixa de existir, ok?
A pensão por morte é o benefício destinado aos dependentes da pessoa que faleceu, a fim de ajudá-los e suportá-los economicamente nesse momento difícil.
Muita atenção neste tópico, ok? Podem receber o benefício aqueles que eram dependentes economicamente da pessoa falecida à época do óbito, porém, com algumas condições a serem levadas em consideração:
A Previdência divide os dependentes em três classes, sendo que a primeira classe são os cônjuges e filhos (até 21 anos ou com deficiência grave); a segunda classe são os pais; e a terceira e última classe, os irmãos.
Parece confuso, mas eu expliquei tudo sobre a pensão por morte nesse texto aqui! Confira!
Além da pensão por morte, muitos segurados estão procurando sobre Revisão da Vida Toda, já ouviu falar?
É extremamente importante manter-se informado e PRINCIPALMENTE, entregar seu caso para profissionais confiáveis.
Espero que de alguma forma esse conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas, e me coloco a disposição para sanar suas dúvidas!
LEMBRE-SE: a pessoa que recebe Pensão por Morte NÃO PODE ter descontado de seu benefício empréstimo feito pela pessoa viva.
CONTE COMIGO! A gente cuida de você. 🙂
Escrito por:
Gabriela Ponce – Advogada Especialista em Previdenciário – OAB/MG 218.724