Home » Planejamento sucessório e holding: entenda como reduzir a tributação no momento da sucessão.

Planejamento sucessório e holding: entenda como reduzir a tributação no momento da sucessão.

Publicado em 15 de fevereiro de 2023

carregando visualizações

A criação de uma holding influencia drasticamente na diminuição da carga tributária no momento da sucessão, pois conta com uma tributação diferenciada. Continue a leitura e saiba quais são as vantagens de antecipar este planejamento.

O planejamento sucessório, atualmente, é tão importante quanto a independência financeira. E vem sendo expressamente adotado, pois é a estratégia mais eficaz de transferência de patrimônios de uma pessoa após seu falecimento, onde se evita conflitos no processo de divisão de bens em um momento delicado.

Além das estratégias e ferramentas utilizadas no planejamento sucessório que auxiliam os familiares e pessoas envolvidas, antecipar este planejamento resulta na diminuição expressiva de impostos, sendo este o objeto deste artigo, demonstrar os reais benefícios  e vantagens tributárias ao antecipar o planejamento sucessório por meio da constituição de uma holding.

O planejamento sucessório pode ser feito de diversas formas, como por exemplo: Testamento, doações em vida, seguro de vida, previdência privada e atualmente, a estratégia mais utilizada, é por meio da constituição de uma holding.

O que é a Holding?

Conhecida como holding familiar, ou holding patrimonial, a holding se trata da criação de uma empresa, que tem como objetivo centralizar a administração do patrimônio de uma pessoa física, garantindo, desta forma, a transição segura e econômica dos bens na sucessão em caso de eventual falecimento.

A criação de uma holding tem como diferencial a possibilidade de o administrador definir ainda em vida o destino do seu patrimônio, podendo mantê-lo seguro e frutífero mesmo após o seu falecimento.

Chama aqui!

Quais são as vantagens tributárias na constituição antecipada de uma Holding no planejamento sucessório?

A grande vantagem de antecipar o planejamento sucessório usando como estratégia a criação de uma holding, é a redução expressiva de tributos, que ocorre de maneira totalmente legalizada.

Ainda, considerando tratar-se da criação de uma empresa, será possível definir o regime tributário mais benéfico a ser adotado, permitindo, desta forma, que os impostos sejam menores em relação aos cobrados de uma pessoa física.

Por exemplo, quando comparada a tributação na locação de imóveis entre a pessoa física e a pessoa jurídica, neste caso a holding, a primeira arcará com teto de 27,5%, enquanto a segunda (holding) com 11,33%, a diferença é bastante expressiva!

Considerando também a diferença no momento de venda de imóveis, uma pessoa física tem carga tributária de 15% sobre o ganho de capital ganho.

Enquanto, na venda de imóvel, a carga tributária de uma holding terá o custo final de 5,93%, mais o adicional que se chegará a uma dízima periódica de aproximadamente 6,73% sobre o valor total da alienação, e não sobre o ganho de capital propriamente dito como na tributação da pessoa física.

Importante abordar, ainda, que, de acordo com a estratégia adotada, será possível diminuir também o ITCMD, sendo certo que a diminuição do imposto a ser pago também ajuda na preservação do patrimônio para os herdeiros.

Quais são os tributos de uma holding?

  • ITBI: Imposto sobre a transmissão de bens imóveis;
  • IRPJ: Imposto de renda de pessoa jurídica;
  • CSLL: Contribuição social sobre o lucro;
  • PIS e COFINS;
  • ITCMD: Imposto sobre transmissão Causa Mortis e Doação.

Considerando que, o tempo de criação da holding é de em média é de 30 dias, enquanto o tempo de trâmite de um inventário pode perdurar por anos, se judicial.

Desta forma, aderir ao planejamento sucessório de forma antecedente, e utilizar como ferramenta estratégica a criação de uma holding é essencial para que se possa promover a divisão dos bens ainda em vida, evitando a sua deterioração, e principalmente reduzindo a carga tributária e os danos causados ao grupo familiar por sucessão através de um Inventário.

Contudo, planejar a sucessão de forma antecipada, usando as ferramentas e estratégias corretas, possibilita minimizar a tributação sobre o patrimônio, o que acaba sendo uma das maiores vantagens na consolidação de uma estratégia de sucessão pela criação da holding.

Com certeza você notou a importância de estar informado sobre a possibilidade de adquirir vantagens mediante a antecipação de planejamento sucessório por meio da constituição de uma holding, sendo esta uma excelente opção para diminuir custos tributários de diversas formas.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, estaremos à disposição para auxiliar no que for preciso.

Contamos com uma equipe capacitada, com todo preparo necessário para te ajudar, tanto para proteger o seu patrimônio, quanto para melhorar os seus resultados, e evitar prejuízos.

Conte conosco!

Se você chegou até aqui, com certeza terá interesse em saber informações sobre uma ferramenta brilhante (PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO) que é capaz de reduzir a carga tributária da sua empresa de 30% a 70%, clique aqui para saber mais:  Clique aqui

Escrito por:

Geise Emilie F. Balbino – Advogada OAB/MG 213.962

Chama aqui!

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *